Questão comentada sobre hidrelétricas no Norte do Brasil

(Famerp/2015) A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na região Norte do país,
pode-se afirmar corretamente que constitui uma herança ao local
A) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.
B) a mudança no perfil econômico, promovendo altos salários para a construção civil, desvalorização do setor de serviços e recolocação profissional forçada.
C) o desequilíbrio na pirâmide etária, ocasionando a expulsão das pessoas fora da idade economicamente ativa, redução nas taxas de natalidade e desequilíbrio de gênero.
D) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.
E) a consolidação de uma nova centralidade, acarretando a instalação de novas indústrias, empresas multinacionais intensivas em tecnologia e sedes de grupos financeiros.

RESOLUÇÃO:
É preciso de considerar que essas obras de grandes dimensões exigem um grande número de funcionários pouco qualificados que, ao término da obra, ficam desempregados ou em subempregos. Ocorre, portanto, um súbito crescimento populacional, com residências precárias, acompanhado, muitas das vezes, de um aumento da criminalidade.
Resp.: A

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre piracema, do Enem 2017.
Questão comentada sobre Amazônia Legal, do Enem 2013

Sair da versão mobile