Questão comentada sobre fibras musculares, do Pism

(PISM) Na natureza, alguns animais podem sofrer auto-amputação de uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador
(Revista Ciência Hoje das Crianças 162 – outubro de 2005).
Considerando que
a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é INCORRETO afirmar que:
A) essas fibras são também chamadas de brancas por terem pouca ou nenhuma mioglobina.
B) as fibras brancas são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes.
C) as fibras brancas atingem a capacidade máxima de contração mais rapidamente e com mais força que as vermelhas, embora a atividade seja mantida por tempo mais curto.
D) as fibras musculares brancas obtêm energia para contração quase que exclusivamente por fermentação, a partir de glicose e glicogênio.
E) as fibras brancas são ricas em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptadas a movimentos lentos e duradouros.

RESOLUÇÃO:
As fibras musculares brancas são pobres em mioglobina. Tais fibras são adaptadas a contrações bruscas e potentes ( e de curta duração); já as fibras musculares vermelhas são ricas em mitocôndrias e adaptadas a contrações mais lentas, menos vigorosas, porém, de maior duração.
Resp.:E

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
_ Questão comentada sobre tecido muscular, da UFV
Questão comentada sobre tecidos musculares, do Pism.

Sair da versão mobile