Questão comentada sobre Doutrina Monroe.

(UFV) A Doutrina Monroe, formulada em 1823 no governo do presidente norteamericano James Monroe, teve como objetivo:
A) impedir a expansão da escravidão para novos Estados, determinando a fixação da sua fronteira na Louisiana, devido às contradições aprofundadas pelos conflitos entre o Norte e o Sul.
B) evitar que os países europeus tentassem recolonizar a América Latina e garantir que as novas nações, principalmente na América Central, ficassem sob a influência norte-americana.
C) conceder gratuitamente terras no Oeste a quem se comprometesse a nelas permanecer por cinco anos, para incentivar a conquista do território além dos Montes Apalaches.
D) patrocinar a reconstrução após a Guerra Civil Americana, aprovando tarifas protecionistas que determinavam o avanço do capitalismo norteamericano.
E) vencer a resistência dos sulistas à abolição, pois estes acirravam a segregação racial e amendrontavam os negros, formando grupos como a Ku Klux Klan.

Resolução:
O objetivo central da Doutrina Monroe era o de impedir a interferência de potências européias nas novas nações latino-americanas, reservando uma esfera de influência exclusiva para os Estados Unidos. A Doutrina
Monroe, elaborada em inícios do século XIX, não teve conseqüências diretas para a Guerra Civil Americana, a expansão para o Oeste ou para o problema da escravidão.
Resp.: A

Anúncio
Sair da versão mobile