Questão comentada sobre células tronco, da FMABC

(FMABC/2014) Maria Vitória, 6 , nasceu com talassemia major (…) A cada
três semanas tinha que receber “sanguinho”, termo usado por seus pais para se referir às transfusões frequentes.
Há um ano e dois meses, ela ganhou a irmã que tanto pediu aos pais e que poderia ajudá-la a ser livre da doença por meio de uma doação de células-tronco.
Maria Clara, a irmã mais nova, foi gerada a partir de um embrião selecionado (…). A seleção buscou embriões sem a talassemia major e compatíveis para um transplante de células-tronco.
Folha de S.Paulo, 19/04/2013
No caso descrito, foram retiradas células-tronco da medula óssea da irmã mais nova e transplantadas para a mais velha; a medula desta passou a produzir
células saudáveis.
Em relação ao caso, foram feitas cinco afirmações. Assinale a INCORRETA.
A) A doença é hereditária e afeta a produção de hemácias normais.
B) Pessoas com a forma major da doença têm alterações significativas na produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte
de oxigênio.
C) As células-tronco transplantadas possibilitaram a formação de tecido hematopoiético saudável.
D) As células-tronco retiradas da medula óssea têm possibilidade de se diferenciar em células geradoras de diversos tipos celulares encontrados no sangue.
E) A doença afeta a produção de substâncias relacionadas à coagulação do sangue, entretanto não afeta a produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio.

Resolução:
A talessemia é uma doença genética que se caracteriza por um defeito na produção de hemoglobina, o que leva ao surgimento de uma anemia no paciente.
Resp.: E

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre genética, da Fagoc 2017-2
Questão comentada sobre terapia gênica, da Unicamp 2019

Sair da versão mobile