Enem 2019 cobra questão sobre introdução de espécies para recuperação de área desmatada

Confira o gabarito das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplicou na tarde deste domingo, 10 de novembro, as provas do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

Ao todo, foram mais de 5 milhões de inscritos na edição 2019 do Enem. Os candidatos fizeram provas de Ciências da Natureza suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Anúncio

Os participantes do Enem 2019 tiveram 5h para fazer as provas deste domingo. Confira os memes do Enem 2019.

Confira abaixo uma questão do Enem 2019:

Questão: No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.
Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?
A) Estratégia 1, pois essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com outras espécies.
B) Estratégia 2, pois essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de muitos descendentes.
C) Estratégia 1, pois essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida recolonização da área desmatada.
D) Estratégia 2, pois essas espécies estão adaptadas a habitats mais estáveis, o que corresponde ao ambiente de uma área desmatada.
E) Estratégia 2, pois essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma recolonização mais estável da área desmatada.

Publicidade

RESOLUÇÃO:
Para iniciar um processo de recolonização de uma área desmatada devem ser usadas espécies pioneiras, ou seja, espécies com elevado potencial biótico (grande capacidade de produzir descendentes), tal como apresentado pela estratégia 1.
Resp.: C

Sair da versão mobile