Quando começam as inscrições do Prouni 2019?

As inscrições para o Prouni 2019 estarão abertas no período de 31 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 3 de fevereiro de 2019; no site do MEC, ícone Prouni.

Quem poderá concorrer ao Prouni 2019?

Para concorrer às bolsas, os interessados devem possuir nacionalidade brasileira e não podem portar diploma de curso superior. Ainda é exigida a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.

Anúncio

De acordo com o edital do Prouni 2019 retificado, além desses pré-requisitos; ainda é necessário se enquadrar em algum desses perfis:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

– Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Publicidade

– Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada; na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– Ser pessoa com deficiência;

Anúncio

– Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica; e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Nesta edição, assim como nas anteriores, o programa oferecerá duas modalidades de bolsas: integrais e parciais. Para concorrer à bolsa integral, o interessado deve ter renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo.

Publicidade

Já para as parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Inscrição

Para realizá-la, o candidato deverá acessar o site do programa, obedecendo o período de inscrição; e informar seu número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame. Ainda é solicitado endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Anúncio

O interessado ainda deverá preencher questionário socioeconômico que corresponde os seus próprios dados e, também, o de todos os participantes do seu grupo familiar.

A partir dessa etapa, ele poderá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, observando a instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal.

Anúncio

Processo seletivo

A seleção será mediante a colocação dos candidatos frente ao número de vagas e média obtida na última edição do Enem. Para 2019, o MEC informa que haverá duas chamadas sucessivas de candidatos pré-selecionados:

-Primeira chamada: 6 de fevereiro de 2019.
-Segunda chamada: 20 de fevereiro de 2019.

Com seu nome na lista, o pré-selecionado deverá comparecer a instituição de ensino que submeteu inscrição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso.

Primeira e Segunda chamadas

Candidatos pré-selecionados na primeira chamada deverão realizar o procedimento:

Primeira chamada: de 6 a 18 de fevereiro de 2019.
Segunda chamada: de 20 de fevereiro a 2019 a 1º de março de 2019.

Lista de Espera

Os inscritos que não forem pré-selecionados em nenhuma das duas opções de cursos submetidas nas chamadas regulares podem manifestar interesse na lista de espera do programa, no período de 7 a 8 de março de 2019, através do site do PROUNI.

Sair da versão mobile