Valor do Bolsa Família irá aumentar? Confira

Muitas propostas surgiram no segundo semestre desse ano, dentre elas podemos citar a Renda Cidadã e a Renda Brasil, que foram criadas pelo ministro da economia, e muito foi discutido como essas rendas seriam financiadas e se deveriam receber seguimento.

Algumas ideias até chegaram a ser estudadas pelo ministro Paulo Guedes, como o congelamento da aposentadoria. Com essa proposta o presidente cancelou uma das propostas que haviam sido criadas pelo Paulo Guedes.

Anúncio

O programa do Bolsa Família foi criado ainda durante o governo Lula e hoje estima-se que mais de 14 milhões de pessoas são beneficiadas por esse auxílio do governo. Essas pessoas se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Em alguns momentos esse chegou a ser o maior programa para ajudar pessoas pobres da América Latina.

Um pouco da fala de Paulo Guedes na sexta-feira (13):

Publicidade

“Hoje, o plano A é: chegamos ao fim do ano, fazemos o fading out do auxílio emergencial. Ele entrou em R$ 600, passou para R$ 300, e agora aterrissa, novamente, no Bolsa Família. Fizemos o nosso programa de auxílio emergencial e esse programa termina em 31 dezembro, ponto. E voltamos para o Bolsa Família. Este é o nosso plano A, tudo o mais são hipóteses de probabilidade menor.”

Fim do Renda Cidadã

O projeto anunciado por Paulo Guedes foi apresentado em setembro de 2020. A proposta era dessa renda por fim substituir o Bolsa Família, e seria financiado em partes pela Fundeb. Porém, essa proposta não chegou a ir muito longe.

Anúncio

Com nenhum dos dois programas seguindo em frente e o auxílio emergencial chegando ao fim, a última alternativa que o governo encontrou foi de aumentar o valor a ser recebido pelos beneficiários do programa Bolsa Família. Porém, existem algumas ideias que podem nos causar dúvidas quanto a esse aumento.

Qual será o orçamento para o Bolsa Família no ano de 2021?

O orçamento para esse ano que se seguirá será de pelo menos 34,8 Bilhões de reais, o valor de 2020 foi 29,5 bilhões. Mas para que realmente haja o aumento do valor que cada beneficiário receberá será necessário um maior orçamento para o Bolsa Família, estima-se que mais de 3 milhões de pessoas serão acrescentadas ao programa.

Publicidade

Ainda não se sabe quanto cada família receberá do auxílio, mas o intuito do governo é de aumentar esse benefício e tirar mais pessoas da pobreza. Mas o que podemos esperar com tantas pessoas recebendo com apenas esse orçamento?

Internet de graça para que tem bolsa família em 2021?

No dia 18 de agosto o Senador Carlos Fávaro apresentou o projeto de lei 4.243/2020, a ideia do projeto é que aqueles que recebem o auxílio do governo possam ter internet de graça em suas residências, devido ao que aconteceu durante a pandemia.

Anúncio

Hoje com essa crise mundial a única solução que foi encontrada, foi estudar por meio de vídeoaulas online. Porém, muitos jovens não possuem internet para conseguirem acessar o conteúdo que necessitam. Isso além de dificultar os estudos pode colocar alguns jovens em risco para que consigam estudar.

É estimado que 4,8 milhões de jovens hoje vivem sem internet em suas casas, o que pode fazer até mesmo com que esses vivam em desvantagem com outras crianças ou adolescentes.

Anúncio

Como fazer a inscrição para receber ano que vem

Como já vimos para o ano que vem, o governo estima que 3 milhões de pessoas serão acrescentadas ao programa do Bolsa Família. Antes o calculo era feito para que até 20 milhões de brasileiros recebessem o benefício, porém o número baixou para 17 milhões.

A primeira coisa para quem deseja se inscrever no Bolsa Família, é ir até o CRAS em sua cidade para fazer o CAD Único. Para que você consiga fazer sua inscrição você tem que se encaixar nas regras que existem para o Bolsa Família.

Após ser aceito para entrar no programa do Bolsa Família você receberá o cartão do Bolsa Família e com um informativo de como ativá-lo, ambos são enviados pelos Correios. Há cada dois anos é necessário fazer a atualização do CAD Único.

Então se você se encaixa e necessita desse auxílio, dirija-se até uma agência do CRAS em sua cidade e faça já o seu cadastro.

Sair da versão mobile