Saque Emergencial do FGTS: quando deve ser liberado?

A cada dia que passa maior é o número de brasileiros que busca mais informações sobre o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em 2020, o saque emergencial foi utilizado como forma de minimizar os impactos causados pela Covid-19, dando uma ajuda aos trabalhadores. Foram beneficiados aqueles que tinham contas ativas e inativas no FGTS, possuindo saldo para saque. Era permitido o saque de até R$1045 de suas respectivas contas.

Anúncio

FGTS

Uma vez que houve uma segunda onda da pandemia no país, o Ministério da Economia deseja liberar uma nova rodada do Saque Emergencial do FGTS.

Ainda não há informações oficiais, mas aparentemente até o final de junho de 2021 o saque emergencial do FGTS seja liberado. No ano passado, o governo liberou a medida no dia 29 de junho. Sendo assim, após um ano, é aguardado que os trabalhadores possam ter mais recursos para saque esse ano.

Publicidade

Acredita-se que, assim como ocorrem no ano passado, a ação seja voltada, principalmente, à classe média, tendo em vista que no programa de saques do ano passado, os mais pobres resgataram boa parte dos valores disponíveis nas contas e não conseguiriam acumular saldo mais relevante para saque em 2021.

Em 2020, as retiradas seguiram um calendário de pagamentos, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. O primeiro lote foi liberado em 29 de junho para nascidos em janeiro. Já os aniversariantes de dezembro receberam a partir de 21 de setembro.

Anúncio

Para ter acesso ao valor liberado, o trabalhador tinha que baixar e se cadastrar no app Caixa Tem. Quando era possível movimentar o saldo depositado na Poupança Social Digital.

Os saques ficaram disponíveis até o dia 31 de dezembro, quando a medida deixou de vigorar. Os valores não movimentados voltaram para as contas do FGTS de origem.

Publicidade
Sair da versão mobile