RG Digital: Veja como tirar o documento

Novo RG

Carteira de Identidade Nacional

O Novo RG passará a valer em todo o território nacional, e de acordo com o governo federal, a alteração no documento tem o objetivo de desburocratizar e digitalizar a identificação dos cidadãos. O RG Digital terá tecnologia, que permite a unificação com o CPF em todas as unidades federais.

A emissão do novo RG é de extrema importância para os brasileiros, tendo em vista, que atualmente cada estado do país emite os seus próprios números de identificação.

Anúncio

RG Digital

Com o novo modelo de RG a numeração será única, ou seja, apenas o número de CPF será considerado com o número de registro, dando fim a regra antiga.

Informações RG Digital

O documento terá as informações abaixo relacionadas:

Emissão do novo RG digital

O decreto publicado pelo governo definiu que a partir de 1º de março de 2022 a emissão do novo documento poderia ser feita, ou seja, o novo RG já pode ser solicitado.

Publicidade

No entanto, o decreto estabeleceu o prazo até 6 de março de 2023 para que os Institutos de Identificação se adequem às mudanças necessárias para a emissão do novo RG.

Para ter acesso ao documento será preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão.

Anúncio

Documentos

Se a emissão estiver disponível, o cidadão deverá apresentar sua certidão de nascimento ou ainda sua certidão de casamento para que o requerer o RG Digital.

Dessa forma, na data agendada, o cidadão poderá buscar o seu documento físico e no mesmo momento será liberado a versão digital do documento que poderá ser acessado por meio da plataforma gov.br.

Publicidade

Obrigatoriedade do novo RG

Conforme decreto, o novo RG digital será o documento único de identificação de todo brasileiro, sendo assim, será obrigatório, contudo, o cidadão não deve se preocupar e correr para emitir o novo RG, pois o modelo atual do RG terá validade de até 10 anos para a população com até 60 anos, sendo assim, a exigência do novo documento acontecerá somente em 2032.

Funcionalidades

Conforme decreto, uma das funcionalidades do RG Digital será a de servir como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento. Em outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

Anúncio
Sair da versão mobile