RG Digital: Veja como fazer o novo documento

gov.br (foto https://www.gov.br/p)

A RG digital será o novo modelo de carteira de identidade, que foi anunciado na última quarta-feira (23) pelo Governo Federal.

RG Digital

O novo documento substituirá o modelo atual de RG e utilizará o CPF como cadastro único. De acordo com o governo, a unificação entre o RG e o CPF, além de simplificar a vida do cidadão, também terá o objetivo de prevenir eventuais tentativas de fraudes. Hoje em dia, cada um dos estados e o Distrito Federal possuem numerações distintas.

Anúncio

Funcionalidades

Uma das funcionalidades do RG Digital será a de servir como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento. Em outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

Documentos necessários para a Declaração de Imposto de Renda

Doenças que isentam o pagamento de imposto de renda

Calendário de restituição Imposto de Renda 2022

Como fazer o novo documento?

De acordo com informações do Governo Federal, as Secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF serão as responsáveis pela distribuição do novo RG, sendo necessário que todas se adequem à nova norma até o prazo do dia 3 de março de 2023. Vale ressaltar que a emissão do documento será gratuita.

Para obter o novo RG será necessária a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento no formato físico ou digital.

Publicidade

Meu RG atual ainda terá utilidade?

A carteira de identidade atual valerá pelos próximos dez anos para aqueles que possuem até 60 anos de idade. Para os cidadãos com idade superior aos 60 anos, o documento atual continuará a valer com prazo indeterminado.

Sair da versão mobile