Enem 2021: Confira redações nota mil de acordo com análise do INEP

Os candidatos estão em contagem regressiva para o Enem 2021, cujas versões impressa e digital do exame serão aplicadas, nos dias 21 e 28 de novembro para 3.109.762 inscritos. O candidato deverá observar o que levar no dia das provas e os motivos que geram eliminação do participante.

Segunda Aplicação Enem 2021

De acordo com o INEP, os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Anúncio

Estrutura das provas do Enem

O Enem é realizado em dois dias de aplicação, sendo composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento —ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias — e uma redação.

A redação do Enem será uma importante etapa da prova nacional; além de servir de critério de desempate para o Prouni e Fies.

Como é a redação do Enem?

De acordo com as regras, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas; desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deverá fazer uma reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.

Publicidade

Na redação do Enem, o candidato defenderá uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto; apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

Exemplos de Redação nota 1000

De acordo com o Inep, os textos “nota mil” contam com as características abaixo relacionadas:

Anúncio

Confira abaixo as redações nota mil e os comentários dos especialistas do Inep:

Motivos para zerar a redação do Enem

De acordo com a Cartilha do MEC, os motivos para zerar a redação do Enem são:

Sair da versão mobile