Enem 2021: Inscrição e utilização do Nome Social

A partir do dia 30 de junho, até o dia 14 de julho, os interessados poderão se inscrever para o Enem 2021, por meio da Página do Participante.

Atendimento especializado e Nome Social

O candidato poderá  solicitar atendimento especializado e utilização do Nome Social, de acordo com as datas do cronograma do Exame Nacional.

Anúncio

Inscrição Enem 2021

A inscrição será realizada por meio da Página do Participante, com taxa de R$ 85,00 para quem não conseguiu a isenção do valor.

Utilização do tratamento pelo Nome Social

O participante que solicitar Tratamento pelo Nome Social, deverá acessar a Página do Participante,  no período de 19 a 23 de julho de 2021, e apresentar comprovação da condição que o motiva.

Documentos Tratamento pelo Nome Social

Veja abaixo os documentos que poderão ser usados para tal solicitação:

Publicidade

Formato do documento

Conforme Edital, a documentação deve ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Resultado

O resultado da análise da solicitação de Tratamento pelo Nome Social deverá ser
consultado por meio do endereço <enem.inep.gov.br/participante>, a partir do dia 30 de julho de 2021.

Anúncio

Recursos

Se houver reprovação da documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso, do dia 2 ao dia 6 de agosto de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF), pelo endereço <enem.inep.gov.br/participante> e inserir nova documentação para análise.

O resultado do recurso do Tratamento pelo Nome Social deverá ser consultado no endereço <enem.inep.gov.br/participante>, a partir do dia 11 de agosto de 2021.

Publicidade

Inscrição e provas Enem 2021

De acordo com o INEP, todos os interessados em fazer o Enem 2021 deverão se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição e/ou justificado a ausência no Enem 2020.

No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade deseja realizar (impressa ou digital).

Anúncio

Cabe pontuar que o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — deverão se inscrever para o Enem 2021 impresso.

Login

De acordo com o INEP, o candidato deverá ter login único dos portais gov.br para acompanhar a situação das solicitações, entrar com possíveis recursos e inscrever-se no exame. O candidato que não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Anúncio

Datas Enem 2021

Na edição de 2021, as duas versões do exame terão as mesmas provas, com itens iguais e além disso, tanto a versão digital quanto a impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Cronograma Enem 2021

Sair da versão mobile