Quem tem que declarar Imposto de Renda em 2023? Confira

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 já começou. A data de início foi o último dia 15 de março. Diante disso, muitos brasileiros querem saber até que dia podem entregar as suas respectivas declarações de imposto de renda.

A declaração de imposto de renda pode ser entregue até o dia 31 de maio de 2023. Com isso, os cidadãos contam com pouco mais de 2 (dois) meses de prazo para fazer e entregar as suas declarações para o Fisco.

Anúncio

Uma outra dúvida que costuma surgir nessa época do ano, de entrega das declarações, é sobre quem, de fato, precisa fazer a declaração do imposto de renda.

Essa é uma dúvida muito comum, mas nem sempre fácil de ser respondida. Basicamente, precisa declarar o imposto de renda nesse ano todas as pessoas que receberam um valor maior do que R$ 28.559,70 reais no ano passado.

Porém, apesar disso, há outros critérios que também precisam ser objeto de atenção por parte dos contribuintes, que serão descritos a seguir.

Publicidade

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda nesse ano?

Os seguintes grupos de pessoas precisam declarar o Imposto de Renda nesse ano de 2023:

Além disso, quem recebeu o Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, no ano passado e se encaixa nas regras que foram apresentadas logo acima, também está obrigado a declarar o seu Imposto de Renda nesse ano de 2023.

Anúncio
Sair da versão mobile