Prova de vida INSS foi prorrogada até 2022, veja como ficou o calendário

Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria PRES/INSS Nº 1.321, DE 2 DE JULHO DE 2021, que prorroga o calendário de prova de vida até agosto de 2022.

Os prazos para 2021 seguirão os mesmos e é importante que a pessoa fique atenta para realizar a prova de vida, conforme o calendário já divulgado.

Anúncio

De acordo com o Diretor de Benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira, o novo calendário deve ser acompanhado por todos os beneficiários, e não apenas aqueles que não conseguiram fazer a prova de vida em 2021.

Novo Calendário de Prova de Vida INSS com a prorrogação para 2022

Prova de vida: pra que serve e quem deve fazer?

A prova de vida é um procedimento previsto em lei e objetiva evitar fraudes e pagamentos indevidos e dever ser realizada uma vez por ano.

Publicidade

A prova de vida dever ser feita pelos aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano

Onde e como fazer a prova de vida?

Banco

O cidadão pode comparecer presencialmente no banco no qual recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por meio de aplicativos. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.

Anúncio

Prova de vida por biometria facial no aplicativo Meu INSS

Para ter acesso a esta opção, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. O próprio sistema do Meu INSS informa o usuário nos casos em que ele não pode realizar a prova de vida pelo aplicativo. O serviço encontra-se disponível atualmente para 6.580.056 pessoas.

Prova de Vida para as pessoas com dificuldade de locomoção ou que tenham mais de 80 anos

Os beneficiários  que se encontram acamados, hospitalizados, ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida domiciliar.

Publicidade

O pedido de agendamento deve ser feito por telefone 135 ou pelo aplicativa Meu INSS.

O beneficiário que fizer o agendamento deve acompanhar o andamento do pedido pelos canais remotos (Meu INSS ou 135) e ficar atento para entregar, via Meu INSS, a documentação solicitada. De acordo com as regras, a falta da documentação correta e completa pode inviabilizar a prestação deste serviço.

Anúncio

Veja como fazer o agendamento da prova de vida domiciliar pelo Meu INSS:

De acordo com as normas, para fazer a prova de vida pelo familiar no banco, é preciso estar cadastrado como procurador. O procurador cadastrado no Meu INSS pode ir ao banco realizar a prova de vida, em nome da pessoa, que está acamada ou impossibilitada de ir até a agência.

Se a pessoa já tiver procuração cadastrada há mais de um ano, ela precisará renovar o documento.

Anúncio
Sair da versão mobile