Prazo para atualizar o Cadastro Único termina em agosto; veja como atualizar

Mais de 5 milhões de famílias precisam fazer a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para continuar a receber os benefícios sociais do Governo Federal, inclusive o Auxílio Brasil.

Em função das grandes filas em todo o país nos postos de atendimento do CadÚnico, os prazos para averiguação e revisão cadastral foram prorrogados, mas já se encerra no dia 12 de agosto.

Anúncio

Com o anúncio do Auxílio Brasil de R$ 600, a procura pelo cadastro nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) cresceu em diversos estados. Em algumas regiões do Brasil, os beneficiários estão passando a madrugada na fila para conseguirem o atendimento.

De acordo com o Ministério da Cidadania, 8 milhões de famílias devem ser convocadas para atualizar os dados cadastrais. Desse número, cerca de 5 milhões devem fazer a averiguação do cadastro e os demais apenas a revisão cadastral.

Publicidade

Revisão e Averiguação Cadastral

O procedimento de atualização do Cadastro Único envolve duas etapas importantes, sendo elas:

Revisão cadastral

A Revisão Cadastral é voltada para as famílias que estão há mais de 2 anos sem realizar qualquer atualização na inscrição e registros do Cadastro Único.

Anúncio

As famílias que atualizaram os dados pela última vez em 2016 ou 2017 devem ser convocados para essa revisão ainda este ano.

Porém, se não existir qualquer tipo de mudança nas informações prestadas, o Responsável Familiar (RF) poderá realizar a atualização do cadastro confirmando as informações diretamente no aplicativo do CadÚnico.

Publicidade

Em contrapartida, se existir qualquer informação a ser excluída ou adicionada, é necessário que o Responsável Familiar compareça até um posto do CadÚnico mais próximo para manter os dados atualizados.

Neste caso, será necessário levar os documentos de todos os membros da família para que a atualização das informações seja possível. No mais, o prazo para a Revisão Cadastral chega ao fim em 14 de outubro.

Anúncio

Averiguação Cadastral

A Averiguação Cadastral é um procedimento mais complexo, pois envolve o cruzamento de informações do CadÚnico com outras bases de dados utilizadas pelo Governo Federal.

Os beneficiários são convocados para esse procedimento quando é detectada alguma inconsistência no cruzamento das informações junto ao Ministério da Cidadania.

Anúncio

Portanto, foram convocados para a Averiguação Cadastral as famílias que apresentaram as seguintes incoerências nos dados:

Dessa maneira, na Averiguação Cadastral, o prazo termina em 12 de agosto.

Aqui é importante mencionar que as famílias convocadas para a Averiguação Cadastral não podem fazer a atualização e confirmação dos dados pelo aplicativo CadÚnico.

Portanto, os beneficiários que se enquadram nesse grupo devem obrigatoriamente comparecer a um posto de atendimento do CRAS mais próximo para garantir que as informações e dados fornecidos estão atualizados.

Caso a família convocada não compareça para a atualização dentro do prazo determinado, automaticamente ela passa a entrar na fila da exclusão de uma série de benefícios, como Auxílio Brasil e Tarifa Social.

Como saber se devo atualizar o CadÚnico?

O aplicativo CadÚnico possibilita que as famílias sejam informadas da necessidade da atualização das informações. Lá é possível conferir ainda se o beneficiário deve fazer a Averiguação Cadastral ou Revisão Cadastral.

Para os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil, a comunicação é feita também através do extrato de pagamento do benefício. Os beneficiários do Tarifa Social, recebem o comunicado diretamente na conta de energia elétrica.

Sair da versão mobile