PIS 2022: Como consultar o valor do Abono por meio do CPF?

Abono Salarial - PIS/PASEP

O PIS (Programa de Integração Social), de acordo com a legislação, é destinado ao trabalhador que possui carteira assinada, sendo que o benefício é liberado anualmente aos cidadãos, que cumprirem as referidas regras do programa.

Quem tem direito ao PIS?

Conforme as regras para ter direito ao benefício é preciso que o trabalhador cumpra os requisitos abaixo:

Anúncio

Data de pagamento

A data de pagamento do PIS varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, e de acordo com a resolução publicada em 2019, os trabalhadores podem sacar o abono no prazo de até cinco anos.

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável em repassar aos trabalhadores o abono, já o Pasep é liberado aos servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Como fazer a consulta pelo CPF?

Os trabalhadores de empresas privadas poderão consultar o PIS por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Publicidade

Veja abaixo o passo a passo:

Como consultar o PIS pela carteira de trabalho digital

O trabalhador também pode realizar a consulta por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para fazer a consulta, será necessário fazer o download do app da carteira. Com a aplicação instalada em seu celular, basta entrar no sistema através do seu cadastro na plataforma Gov.br.

Cotas do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal liberou o saque das extintas cotas do Fundo PIS/Pasep. De acordo com as regras, terão direito às cotas os trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e não resgataram as suas respectivas quantias.

Anúncio

De acordo com o banco, aproximadamente 10 milhões de pessoas devem receber os valores, que somam cerca de R$ 23 bilhões. O acúmulo do dinheiro, de acordo com a Caixa, se deve pelo fato desses beneficiários terem se aposentado ou até mesmo falecido.

Se você tem direito às cotas do PIS/Pasep, pode realizar consultas por meio do site ou aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa. O trabalhador deverá lembrar que será necessário informar o número do PIS para realizar o procedimento.

Publicidade
Sair da versão mobile