O que é o Pix e para que serve? 5 Perguntas e Respostas

O que é o Pix? Quando começa? E como vai funcionar? Logo em seguida, você confere 5 perguntas e respostas para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.

O que é o Pix e para que serve?

O Pix é um método de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Nesse sentido, o Pix tem as mesmas funções do TED, do DOC, dos cheques e dos boletos. Ou seja, o Pix é um meio de pagamento assim como o boleto, o TED, o DOC, as transferências entre contas de um mesmo banco e os cartões de pagamento, seja de débito, crédito ou pré-pago.

Anúncio

A principal diferença é que o Pix permite que todo tipo de transferência e de pagamento seja realizado em qualquer dia, seja útil ou não. Portanto, o Pix te dá a possibilidade de fazer esses procedimentos até mesmo nos finais de semana e nos feriados, sem exceção. E o melhor, em qualquer hora do dia em que você preferir e precisar.

De acordo com informações que foram divulgadas pelo próprio Banco Central, os pagamentos e transferências das pessoas que usam o Pix vão demorar um tempo de, no máximo, 10 segundos para serem completados.

Publicidade

Mas como o Pix vai funcionar?

O Pix vai começar a funcionar a partir do dia 16 de novembro, uma segunda-feira. Isso significa que a partir deste dia, os canais eletrônicos dos bancos e instituições financeiras vão passar a ter o Pix como uma das suas funcionalidades ativas. E para começar a usar, a pessoa só vai precisar entrar na funcionalidade, identificar o recebedor do pagamento e aprovar o pagamento com senha, biometria ou reconhecimento facial.

Além disso, a pessoa também vai ter a opção de pagar ou transferir dinheiro com um QR Code.

Anúncio

E quem pode fazer um cadastro no Pix? Todo mundo pode fazer?

Toda e qualquer pessoa física ou jurídica que tem uma conta transacional (conta de depósito à vista, também conhecida como conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-pago) em um prestador de serviços de pagamento (como as instituições financeiras ou as instituições de pagamento) que participam do Pix podem fazer um cadastro no aplicativo.

Por isso, verifique com o seu banco se ele já está integrado ao Pix. Principalmente se o banco em que você tiver conta for um banco popular, as chances de que a instituição financeira já esteja participando do Pix é grande.

Publicidade

Afinal, o que é a Chave do PIX? É tipo como se fosse um CPF?

A chave do Pix é uma espécie de código que vai ser usado para identificar a sua conta de usuário. Nesse sentido, a chave do Pix representa o endereço da sua conta no aplicativo. Ao todo, são 4 tipos de chaves Pix que você pode utilizar. São elas:

A chave do Pix faz a vinculação de uma das informações básicas que foram citadas anteriormente com as informações completas que identificam qual é a conta do cliente. Isso inclui a identificação do banco do usuário, o número da agência, o número da conta e, principalmente, o tipo de conta que a pessoa utiliza para realizar os seus procedimentos financeiros.

Anúncio

Sendo assim, o método mais fácil de identificar um usuário no Pix é, portanto, a chave do Pix.

Então, precisa ter uma Chave Pix para começar a usar o Pix?

A chave do Pix não é obrigatória. Mas ela facilita fazer um Pix. Isso por que a chave do Pix substitui, em uma única informação, uma série de dados pessoais. Tais como o CPF ou o CNPJ, o nome completo, o banco com o qual a pessoa trabalha, o número da agência e da conta.

Anúncio

Para cadastrar uma chave Pix, a pessoa precisa acessar os canais oficiais do banco em que ela tem conta. Isso pode ser feito por meio do aplicativo do banco ou pelo Internet Banking da instituição financeira.

O Pix é um novo serviço de pagamento que promete oferecer ainda mais novidades para os seus usuários. Então, continue a conhecer mais sobre essa ferramenta, pois as suas funcionalidades, de fato, são úteis para quem precisa pagar e transferir dinheiro com a menor burocracia que for possível.

Sair da versão mobile