Novo Bolsa Família: Governo quer lançar em breve

O Programa Bolsa Família vai passar por uma grande reformulação. E para muitas pessoas, esta decisão do Governo Federal já nem é mais uma novidade. Afinal, desde o ano passado, as notícias sobre as mudanças que o atual Governo quer fazer no Bolsa Família tem circulado com força na mídia nacional. E não é para menos, uma vez que este é o principal programa de Assistência Social do país.

De fato, a reformulação do Bolsa Família já é de desejo do Palácio do Planalto há algum tempo. E para colocar essas mudanças em prática, o Governo vai precisar mudar o orçamento. E, com isso, existe a expectativa de que se aumente o número de pessoas a serem beneficiadas.

Anúncio

O senador Ciro Nogueira, inclusive, fez um comentário sobre o assunto do Novo Bolsa Família na última segunda-feira, dia 17 de maio de 2021. Na sua fala, o senador Ciro Nogueira, que é do Partido Progressistas (PP) e foi eleito pelo estado do Piauí (PI), confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político) vai apresentar a sua proposta para o Bolsa Família já nos próximos dias.

Em resumo, a ideia é apresentar um novo programa social que vai manter o nome do Bolsa Família, mas que terá uma estrutura bastante diferente da proposta inicial do programa, que foi criado ainda no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

O que o Governo vai fazer com o Bolsa Família em 2021?

O principal objetivo do Governo Federal com o novo Bolsa Família, de acordo com o senador Ciro Nogueira, é o de aumentar a abrangência do programa social no país, influenciando diretamente no crescimento do número de seus beneficiários. Resta saber se essas mudanças que vem sendo propostas poderão ser cumpridas na prática, uma vez que nada de concreto foi exposto até então. Ao menos, não pelos meios oficiais do Governo.

Embora o presidente Jair Bolsonaro já tenha dado uma série de declarações sobre o assunto em público, seja por meio das suas lives semanais ou por meio de encontros frente ao seu eleitorado, não há uma proposta definitiva que tenha sido divulgada pelos mecanismos oficiais do Governo Federal. E nesse sentido, a expectativa dos bastidores é de que isso venha a acontecer já nas próximas semanas.

Anúncio

O senador Fernando Bezerra Coelho, que é um dos líderes pró-Governo dentro do Senado Federal, declarou que o presidente Bolsonaro deve fazer o lançamento de um programa social mais robusto do que o Bolsa Família já é atualmente. De acordo com o senador, o novo programa tem tudo para ter mais substância quando comparado a outros projetos sociais que são mantidos pelo Governo Federal nos dias atuais.

Ainda de acordo com o senador Fernando Bezerra, que é do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi eleito pelo estado do Pernambuco (PE), o novo programa social que vai surgir como o Novo Bolsa Família vai ser iniciado já nos meses de julho ou agosto. Ou seja, o novo programa social vai ser lançado pelo Governo Federal assim que os pagamentos do Auxílio Emergencial 2021 tiverem chegado ao fim, o que vai acontecer exatamente no mês de julho deste ano.

Publicidade

Novo Bolsa Família 2021 vai ser lançado em breve pelo Governo Federal

Um dos grandes desejos do presidente Jair Bolsonaro é o de mudar o valor do benefício do Bolsa Família 2021. O novo valor do benefício social deve, de acordo com as previsões do próprio Governo, ficar em torno de R$ 250,00 reais por cada parcela mensal. Além disso, há o objetivo de aumentar o número de famílias que são atendidas pelo programa social.

Em termos mais gerais, o que o Governo de Jair Bolsonaro quer fazer é uma renovação das medidas sociais que já existem dentro do Bolsa Família. Mas o objetivo é fazer isso com a combinação de alguns outros benefícios que podem ser criados e/ou reformulados a partir do segundo semestre de 2021.

Anúncio

E estes novos benefícios que o Governo Federal pretende incluir dentro do Programa Bolsa Família são os seguintes:

Sair da versão mobile