MEC e CVM oferecerão capacitação para professores sobre Educação Financeira

MEC (foto www.mec.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) firmaram parceria, para capacitar professores de todo o país, da educação básica das redes pública e privada, sobre educação financeira.

Meta

A meta é qualificar os docentes para que eles possam disseminar o conhecimento sobre o tema aos estudantes durante as aulas. Todos os profissionais da educação básica poderão participar da referida iniciativa.

Anúncio

O diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação, Renato de Oliveira Brito ressaltou que “o trabalho intersetorial entre o MEC e a CVM pretende, através da formação de professores, melhorar o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos adultos em educação financeira.

Capacitação em Educação Financeira

A ideia da parceria é oferecer conhecimento básicos sobre o tema de forma interligada às disciplinas do currículo dos estudantes para proporcionar uma consciência sobre finanças pessoais. De acordo com o Ministério da Educação, a expectativa é capacitar, em três anos, pelo menos 500 mil professores que poderão levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes.

Cursos de capacitação

Ainda segundo o Diretor “serão ofertados cursos num primeiro momento em educação financeira no formato autoinstrucional, abrangendo temas como a formação de poupança, consumo consciente, orientação em investimentos, proteção contra fraudes financeiras, desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem- estar financeiro. Esses cursos contarão com material de apoio e de orientação pedagógica, livro para o docente e para o aluno e materiais complementares”.

Publicidade

A formação será gratuita e de forma virtual, cujo foco da formação será para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental; e terá como referência a Base Nacional Comum Curricular.

Sair da versão mobile