O CNE aprovou a BNCC para o Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou hoje, dia de dezembro; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio.

A votação registrou 18 votos a favor e duas abstenções. Essa foi a última etapa antes da homologação do documento, que servirá como orientação para os currículos de todas as escolas públicas e privadas do país.

Anúncio

BNCC

A BNCC possui caráter normativo e não precisa passar por votação no Congresso nem sanção presidencial, mas ela precisará ser homologada pelo ministro da Educação.

A base define o conteúdo mínimo que os estudantes de ensino médio de todo o Brasil deverão aprender em sala de aula, e deverá ser implementada em cada estado conforme as realidades locais. A previsão é que as mudanças estejam em vigor no início do ano letivo de 2022.

Português e matemática obrigatórios nos três anos

De acordo com Eduardo Deschamps, presidente da comissão da BNCC no CNE, o documento aprovado permite maior flexibilidade às escolas na distribuição dos conteúdos de maior parte das disciplinas. “São 4 áreas [de conhecimento], sendo que português e matemática ganham destaque porque estarão nos 3 anos do ensino médio. As outras, podem ser tratadas em um ano ou dois, depende da organização do currículo”, afirmou.

Publicidade

Até a BNCC, o Brasil não tinha um currículo nacional obrigatório, e as únicas disciplinas listadas por lei como obrigatórias nos três anos do ensino médio eram português, matemática, artes, educação física, filosofia e sociologia.

O que mudará no ensino médio?

-As disciplinas Matemática e português terão carga horária obrigatória nos três anos do ensino médio;
-Demais conhecimentos poderão ser distribuídos ao longo destes três anos (seja concentrado em um ano, ou em dois, ou mesmo em três)
Os currículos estaduais deverão ser adaptados e implementados até o início das aulas de 2022.

Anúncio

O Ensino Médio poderá ter até 30% da carga horária à distância

Reforma do ensino médio

A reforma estabeleceu um currículo baseado em cinco itinerários formativos:

Publicidade

-Linguagens e suas tecnologias
-Matemática e suas tecnologias
-Ciências da natureza e suas tecnologias
-Ciências humanas e sociais aplicadas
-Formação técnica e profissional

Veja as diretrizes do Ensino Médio

Anúncio

Com a reforma, ficou estabelecido que as escolas poderiam escolher como iriam ocupar 40% da carga horária do ensino médio. Os demais 60% seriam estabelecidos pela BNCC.

Sair da versão mobile