INSS divulgou que perícias médicas estarão suspensas até a adequação das agências

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que as perícias médicas estarão suspensas até que adequações sejam feitas das agências da Previdência, para garantir a segurança dos peritos e beneficiários contra riscos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19).

Retorno atividades presenciais

No dia 14 de setembro,  diversas unidades retomaram o atendimento presencial, que foi suspenso em março, em razão da pandemia. Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades, por falta de segurança; e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. De acordo com informações do INSS, novas inspeções serão realizadas nos dias 15 e 16 de setembro,  para viabilizar o rápido retorno dos peritos.

Anúncio

Conforme informações da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, durante vistorias nas agências na semana passada, ficou constatado que das mais de 800 unidades que oferecem perícia pelo Brasil; apenas 12 tinham estrutura para retorno seguro, no período de pandemia.

Os peritos estão em trabalho de forma remota, atendendo os pedidos de antecipação e demais solicitações que foram feitas ao longo da pandemia.

Mesmo sem o serviço de perícia, de acordo com o INSS, a retomada gradual inclui a avaliação social, cumprimento de exigências, reabilitação profissional e justificação administrativa. Tais serviços devem ser agendados com antecedência por meio dos canais remotos; e somente serão atendidos os segurados, de acordo com o agendamento realizado via site.

Publicidade

O segurado deverá acessar o portal covid.inss.gov.br para saber qual agência está aberta e se oferece a perícia. Se positivo, é necessário fazer a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Sair da versão mobile