INSS: Aposentadoria especial poderá ser solicitada por meio do app a partir de 2022

A partir de 2022, as aposentadorias especiais poderão ser solicitadas por meio do app Meu INSS.

De acordo com as regras, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) terá que ser fornecido de forma digital pelas empresas a partir de 2022. O documento é necessário para os trabalhadores que vão solicitar a aposentadoria especial ao Instituto Nacional do Seguro (INSS), pois o documento digital tornará possível o pedido do benefício via site ou aplicativo Meu INSS.

Anúncio

Ainda conforme a legislação, o documento previdenciário é essencial para os segurados que querem conseguir a aposentadoria especial. Mas, apesar de toda essa importância, é comum que os segurados não exijam o PPP ao empregador.

A liberação será feita de forma escalonada, e de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, 13 mil grandes empresas deverão digitalizar o PPP até 2 de janeiro de 2022. O documento contará com detalhes referentes às atividades exercidas a partir de 3 de janeiro.

A segunda etapa será com as empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões em 2016. Para elas, o PPP digital será obrigatório a partir de 3 de janeiro de 2022. A regra passará a valer no dia 11 de julho de 2022 para órgãos públicos e organizações internacionais.

Publicidade

Os negócios inscritos no Simples Nacional, empregadores pessoas físicas (exceto doméstico), produtor rural e entidades sem fins lucrativos, deverão disponibilizar o documento online a partir de 10 de janeiro de 2022. A mesma data valerá para quem tem faturamento de até R$ 78 milhões em 2016, mas não era optante do Simples em julho de 2018.

Acesso facilitado

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um relatório completo referente as atividades realizadas pelo empregado no trabalho. Ao ter acesso ao documento online, fica mais fácil para o trabalhador dar entrada na aposentadoria especial.

Anúncio
Sair da versão mobile