Imposto de Renda 2022: Veja as deduções que podem ser declaradas no IPRF

A Receita Federal divulgou em 24 de fevereiro, as regras para declaração do Imposto de Renda de 2022, cuja declaração começará a ser enviada em 07 de março e terminará em 29 de abril.

Algumas mudanças valerão a partir de 2022, pois a restituição poderá ser via Pix. Será obrigatória a apresentação do CPF para todos os menores. Quem tiver certificado digital já terá a declaração pré-preenchida no programa da Receita

Anúncio

Deduções

Para o exercício de 2022, ano-calendário de 2021, a RF informou que:

Documentos necessários para a Declaração de Imposto de Renda

Doenças que isentam o pagamento de imposto de renda

Calendário de restituição Imposto de Renda 2022

Cronograma de Restituição

A restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício de 2022, ano-calendário de 2021, será efetuada em 5 (cinco) lotes, no período de maio a setembro de 2022, conforme datas abaixo relacionadas, de acordo com  RFB:

Restituição via Pix

A restituição do imposto de renda poderá ser via PIX, mediante a escolha pelo contribuinte, sendo permitido somente a chave pela CPF.

Publicidade

Conforme divulgado pela Receita Federal, a adoção do Pix, visa facilitar o pagamento das restituições aos contribuintes, tendo em vista que simplifica também a alteração de contas para o crédito dos valores.

Sair da versão mobile