Imposto de Renda 2022: Receita liberará o último lote de restituição na próxima sexta

Imposto de Renda

Imposto de Renda

A Receita Federal liberará, a consulta do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2022, na próxima sexta-feira, (23). Os contribuintes terão o prazo de uma semana, para fazer a verificação referente ao direito aos valores a serem liberados, além de constatar se não caiu na malha fina.

De acordo com o calendário oficial da restituição, o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda será liberado no dia 30 de setembro, (sexta-feira). O contribuinte que, porventura, cair na malha fina do IR, deverá se atentar ao envio da declaração retificadora para regularizar sua situação perante o fisco.

Anúncio

A restituição positiva do IR é a devolução de valores pagos a mais na declaração do imposto, que é realizada no início do ano. Isto é, se o contribuinte tiver declarado valores superiores a quantia devida, ele possui um saldo a receber, que é resgatado, de acordo com o calendário estipulado pelo fisco.

Como fazer a consulta?

A consulta ao referido lote pode ser feita pelo contribuinte, por meio dos canais de atendimento tais como o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o Portal e-Cac. Veja abaixo como realizar a consulta:

Por meio do site da Receita Federal:

Por meio do Portal e-Cac:

Cronograma de restituição do Imposto de Renda

O dinheiro relativo à restituição do Imposto de Renda será liberado aos contribuintes entre os meses de maio e setembro, confira:

Publicidade
Sair da versão mobile