Imposto de Renda 2022: Quem tiver conta gov.br poderá preencher a declaração a partir de 03/03

Imposto de Renda

Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou as regras para declaração do Imposto de Renda de 2022, cuja declaração começará a ser enviada em 07 de março e terminará em 29 de abril.

Serão aproximadamente 31,7 milhões de contribuintes que poderão enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano, referente ao ano-base de 2021.

Anúncio

Que deve declarar o imposto de renda?

De acordo com as regras:

Prazo para início do preenchimento

Quem possui conta na plataforma gov.br, do Governo Federal, poderá começar a preencher a declaração a partir do dia 3 de março, por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC.

Declaração pré-preencida

Uma das novidades desta edição é a disponibilidade da declaração pré-preenchida para todas as plataformas. Até então, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital. O serviço será liberado a partir do dia 15 de março para quem possui conta nos níveis ouro e prata no sistema gov.br. Com a referida ferramenta, é possível recuperar os dados da declaração do ano anterior. O cidadão que usar a funcionalidade da declaração pré-preenchida tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha, o que leva, inclusive, à possibilidade de receber a restituição mais rapidamente.

Publicidade

e-CAC

e-CAC é uma plataforma digital em que o contribuinte tem acesso aos dados da sua declaração do Imposto de Renda. Nela é possível saber se há erros com o IR, se caiu na malha fina, marcar atendimentos, enviar documento e recuperar o imposto de anos anteriores. É possível ainda declarar o IR por meio do e-CAC.

Outra inovação em 2022 é a possibilidade de preencher a declaração em múltiplas plataformas, como computador, tablet, celular e no E-CAC.

Anúncio
Sair da versão mobile