Se o Enem 2020 for adiado como ficarão o Prouni e o Fies 2021?

Prouni Fies

O Senado aprovou no dia 19 de maio de 2020, o texto base para adiamento do Enem 2020, que será enviado para aprovação pela Câmara dos Deputados e posterior sanção presidencial.

De acordo com o texto todos os processos seletivos estarão automaticamente suspensos enquanto durar a pandemia Covid-19.

Anúncio

Como ficarão o Prouni e Fies?

O Prouni e Fies são programas federais que atendem os alunos carentes, que ingressam nas universidades, centros universidades e faculdades particulares de todo o País.

O Prouni e Fies juntos oferecem mais de 300.000 oportunidades a cada semestre letivo para os estudantes carentes.

Cumprimento do calendário letivo pela rede particular

As Instituições particulares de todas as regiões brasileiras têm cumprido, em sua grande maioria; o calendário normalmente, com aulas remotas e terminarão os referidos semestres letivos.

Publicidade

Se o adiamento do Enem 2020 for aprovado, os alunos carentes que necessitam dos referidos programas, correrão o risco de não participar da seleção, que utiliza as notas do Enem.

Como ficarão as Instituições Particulares?

O texto prevê suspensão de todos os processos seletivos, mas se as Instituições particulares estão cumprindo seu calendários; elas serão penalizadas e deverão atrasar suas atividades?

Anúncio

Se as Instituições particulares pararem suas atividades, elas deverão isentar os estudantes de pagamento das mensalidades; portanto, os professores da rede privada de ensino ficarão sem recebimento ou serão demitidos?

Escolas Públicas paradas

As universidades públicas brasileiras que atende quase um milhão de estudantes estão paradas desde o mês de março, e não há previsão de retorno das atividades. O Ministério da Educação já liberou atividades não presenciais nos cursos presenciais para cumprimento do semestre letivo; além de prorrogar por mais trinta dias tais atividades.

Publicidade

As escolas públicas da educação básica, de todas as regiões País estão paradas desde março, sem previsão de retorno, pois alegam não ter acesso à internet ou sua estrutura estar muito ruim para aulas remotas.

Sair da versão mobile