Empréstimo do Auxílio Brasil: veja quando vai ser liberado e qual é o valor

O empréstimo do programa Auxílio Brasil vai passar por um processo de análise e pode, inclusive, ser aprovado muito em breve no Senado Federal, talvez possa acontecer já nos próximos dias.

Antes de tudo, é importante destacar que o programa Auxílio Brasil foi criado com o objetivo de substituir o programa Bolsa Família, um processo de transição que foi efetivado em meados do mês de novembro do ano passado.

Anúncio

Nesse sentido, o novo empréstimo do programa Auxílio Brasil pode então oferecer uma grande oportunidade de liberação de crédito consignado para os cidadãos que fazem parte deste projeto.

Além disso, a nova modalidade de empréstimo do Auxílio Brasil deve contemplar também aqueles cidadãos que fazem parte do chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Publicidade

Empréstimo do Auxílio Brasil: Como vai funcionar?

empréstimo consignado do Auxílio Brasil se refere à modalidade de crédito consignado. Portanto, dessa forma, o valor que vier a ser solicitado por parte do beneficiário deverá, então, ser descontado da folha de pagamento mensal do programa, ou seja, diretamente do pagamento do benefício que o cidadão recebe a cada mês.

Um dos principais objetivos do empréstimo Auxílio Brasil é ajudar as famílias que fazem parte do programa a receber um crédito extra sem a cobrança de juros abusivos, como normalmente acontece em outros processos de liberação de crédito, especialmente em instituições financeiras do mercado privado.

Anúncio

A nova modalidade de empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não está disponível para ser solicitada por aqueles que recebem o Auxílio Brasil todo mês. Nesse sentido, o Senado Federal irá avaliar se vai liberar o empréstimo nos próximos dias, ou não. A Medida Provisória (MP) deve ser analisada até o dia 16 deste mês de maio de 2022.

De acordo com informações do senador Rodrigo Pacheco, que é o atual presidente da casa legislativa, a nova medida provisória (MP) tem grandes chances de ser aprovada sem alterações, o que viria a acelerar ainda mais o processo de liberação do novo crédito por parte do programa social. Logo depois da aprovação do conteúdo da medida, o texto deve seguir para receber a sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Qual é o valor do empréstimo do Auxílio Brasil?

O valor do empréstimo do Auxílio Brasil poderá comprometer um percentual de até 40% do pagamento mensal do benefício social em questão.

Desse percentual de 40%, há a possibilidade de utilizar o montante de 5% para saque ou amortização de dívidas no cartão.

Anúncio

O prazo de pagamento será de até 48 meses. E os juros serão algo em torno de 2% ao mês.

Para este empréstimo consignado do programa Auxílio Brasil, não é necessário passar por uma avaliação de risco de crédito, o que facilita ainda mais a operação financeira que surge a partir dele.

Anúncio
Sair da versão mobile