Dataprev libera consulta dos aprovados no auxílio emergencial neste mês

O Governo Federal abriu a consulta de beneficiados no Auxílio Emergencial 2021. A Dataprev, empresa de tecnologia responsável pelo processamento dos cadastros, faz uma revisão mensal para verificar quem tem direito ao benefício. O cidadão que atualmente é beneficiário deve acessar o site da Dataprev para avaliar seu cadastro.

A liberação da 4ª parcela do auxílio emergencial 201 permanece movimentando as unidades da Caixa Econômica Federal. Desde o último dia 17, o governo federal vem realizando os depósitos para os segurados vinculados pelo Cadastro Único (CadÚnico).

Anúncio

Ao fim de cada pagamento, a Dataprev realiza um pente com intuito de verificar se os segurados ainda estão aptos a receberem as próximas parcelas. Segundo a empresa, essa ação é necessária para impedir fraudes ou golpes.

Consulta e contestação no site da Dataprev

Segundo o Ministério da Cidadania, o objetivo das contestações é permitir uma nova análise com bases de dados mais atualizadas. Para consultar se o motivo que gerou a negativa ou o cancelamento permite a contestação o cidadão deve acessar o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br e informar os dados de identificação.

Publicidade

A contestação do auxílio emergencial poderá ser feita ao clicar no botão “Contestar”. Após clicar nesta opção, será apresentada pergunta se o cidadão deseja mesmo apresentar a contestação e, quando confirmar, a contestação será enviada para avaliação da Dataprev.

O órgão ressaltou que caso a não aprovação se dê por algum motivo de indeferimento definitivo, não será possível realizar a contestação uma vez que a situação não vai se alterar. Além disso, nos casos em que a pessoa já tenha sido considerada inelegível antes e solicitou a contestação, não será possível realizar uma nova solicitação.

Anúncio

De acordo com o Ministério da Cidadania, os motivos que caracterizam a inelegibilidade definitiva e não permitem a contestação são:

Sair da versão mobile