Como receber o Bolsa Família no Aplicativo Caixa Tem

Os cidadãos que recebem valores do programa Bolsa Família possuem uma nova maneira para receber o benefício que é pago mensalmente às famílias de baixa renda.

A Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou, no início deste mês, o acesso de milhões de beneficiários, à Conta Poupança Social Digital, isto é, qualquer movimentação do valores deverá ser feita através do aplicativo oficial Caixa Tem.

Anúncio

Segundo a gestora dos pagamentos, essa alteração atende o cumprimento da Lei nº 14.075/2020 que concedeu o direito da União, Estados e Municípios para realizarem os pagamentos de vários benefícios sociais e previdenciários por Conta Poupança Social Digital.

Deste modo, a principal finalidade é fazer a inclusão bancária dos cidadãos que contemplam esse grupo, pois, atualmente, cerca de 9 milhões de famílias brasileiras ainda não tem nenhum tipo de conta bancária, seja poupança, salário ou corrente. É uma ferramenta utilizada para a bancarização dos cidadãos.

Publicidade

Além disso, também promove maior segurança e acesso à informação ao cidadão.

Como funciona?

Pelo aplicativo do Caixa Tem, os brasileiros que fazem parte do programa poderão efetuar o saque com o cartão Bolsa Família. Além disso, poderão ainda, movimentar seu dinheiro através do aplicativo, da mesma maneira como ocorre com os pagamentos do auxílio emergencial para as pessoas que não recebem o Bolsa Família.

Anúncio

Não existe nenhuma tarifa de cobrança para que o banco proceda com a manutenção da conta, e o clientes também não irão precisar fazer o saque integral das parcelas como antes, visto que agora, se trata de uma conta em que eles podem ter acesso normal, como qualquer outra.

Desta maneira, o beneficiário que usar a conta para movimentar seu recurso não precisará mais gerar nova senha, sendo que deverá utilizar a usar a mesma senha que já era usada no cartão social.

Publicidade

Frente a essas dúvidas referente a quem precisará proceder com a abertura da conta, a Caixa Econômica informou que esse procedimento deverá ser feito de forma totalmente automatizada.

Sendo assim, não será necessário que os cidadãos compareçam em uma agência da Caixa, evitando assim, o período de aglomeração nas filas de espera.

Anúncio

Cronograma do Bolsa Família

As primeiras pessoas a receber o Bolsa Família através da conta social digital serão os beneficiários que possuem NIS final 9 e 0.

O pagamento segue atendendo as mesmas datas de costume, então, a expectativa da Caixa é de que, ao menos 1,5 milhão de beneficiários tenham acesso ao valor do Bolsa Família por meio do Caixa Tem, já nesta primeira etapa de pagamentos.

Anúncio

No entanto, é importante salientar que, se o cidadão preferir seguir recebendo seu benefício pelo cartão do Bolsa Família ou ainda, o cartão Cidadão, também deverá ser permitido e não haverá nenhum tipo de empecilho. A bancarização não é uma obrigatoriedade imposta pelo Governo Federal.

Serviços da Conta Poupança Social Digital

A conta era usada anteriormente para direcionar os pagamentos do Auxílio Emergencial, Auxílio Emergencial Extensão, Saque Emergencial FGTS e Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

No entanto, os beneficiários do Bolsa Família também possuem acesso às seguintes funcionalidades, disponibilizadas diretamente no aplicativo:

Aplicativo Caixa Tem

Como mencionado acima, a Conta Poupança Social Digital não cobra nenhuma tarifa de manutenção, no entanto, seu limite de movimentação mensal é de R$ 5 mil.

O aplicativo foi desenvolvido para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviços sociais e as transações bancárias, então, para o cidadão que desejar aproveitar para conhecer todas as ferramentas, o app está disponível para download nas lojas Android e iOS.

Para acessar, basta:

Identificar o seu celular para efetuar pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso. Deste modo, um SMS será enviado ao seu celular contendo a identificação do cidadão.

Sair da versão mobile