Como entrar no programa Bolsa Família em 2023

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem como principal objetivo oferecer assistência financeira para as famílias de baixa renda.

Nesse ano de 2023, assim como nos anos anteriores, existem alguns requisitos para que as famílias possam então se inscrever no programa.

Anúncio

Como entrar no programa Bolsa Família 2023

Para entrar no programa Bolsa Família, a família deve ter uma renda per capita de, no máximo, R$ 218,00 reais mensais. Além disso, para receber os pagamentos adicionais que foram definidos pelo novo governo federal, é necessário que a família possua crianças e adolescentes de até 17 (dezessete) anos em sua composição.

As famílias que se enquadram nesses requisitos devem procurar o setor responsável pelo Bolsa Família em sua cidade, que geralmente é a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Para esse momento, é importante levar documentos pessoais, como o RG e o CPF (Cadastro da Pessoa Física), além do comprovante de residência atualizado e de renda.

Então, o que acontece depois?

Logo depois do cadastro, as informações são analisadas pelo governo, que então verifica se a família se enquadra nos critérios para receber o benefício social. Caso seja aprovado, o valor a ser recebido varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita.

Publicidade

O pagamento é feito mensalmente por meio de um cartão magnético, que deve ser retirado na agência da Caixa Econômica Federal – CEF mais próxima da residência da família.

Informação Importante

Nesse sentido, é muito importante ressaltar que a inscrição no programa Bolsa Família não é garantia de recebimento do benefício. O governo federal realiza um cruzamento de dados com outras bases, como a do INSS e do Cadastro Único (CadÚnico), para que seja possível verificar a veracidade das informações prestadas.

Anúncio

Portanto, é fundamental que a família inscrita no programa mantenha o seu cadastro atualizado e que forneça informações verdadeiras e precisas, justamente para não correr o risco de ter o seu benefício suspenso ou cancelado em algum momento.

Sair da versão mobile