Cartão de Crédito: Tal modalidade pode ser extinta no Brasil? Veja detalhes

cartão de crédito

Com a chegada do Pix, houve uma revolução no setor financeiro, por meio da abertura de novos métodos de pagamento.

Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou, devido ao open finance e a criação do Pix, o cartão de crédito está cada vez mais próximo de tornar-se inutilizável no País.

Anúncio

Devido ao compartilhamento de dados voluntário do open finance, será muito mais fácil para o consumidor conseguir empréstimo, por meio de melhores condições e menores taxas.

De acordo com Neto, os bancos centrais discutem sobre moedas digitais, para que se chegue em um padrão e facilite os arranjos de pagamento. Tais moedas seriam criadas pelo próprio Banco Central, para ser utilizada apenas como meio de pagamento.

De acordo com Neto “como já temos o PIX, não precisaríamos. No nosso caso, entendemos que a moeda digital emitida pelo BC será um fomento de novos negócios, com contratos inteligentes, internet das coisas. Estamos trilhando um caminho diferente do mundo. O modelo de CBDC brasileiro tem vantagens sobre outras experiências internacionais e traz vantagens para os bancos”.

Publicidade

Ele ressaltou sobre a preocupação referente a concentração de custos e transações, pois a transparência do mercado criptoativo é essencial para tal iniciativa dar certo.

Segundo ele, “esse é o caminho que queremos seguir. Se você vai comprar um criptoativo que é uma mistura de outros dois, o algoritmo precisa ser aberto e o lastro transparente”.

Anúncio

Neto abordou o tema no discurso foi realizado em 12 de agosto, no evento “A Regulamentação das Criptomoedas no Brasil e no Mundo”, que aconteceu no dia 12 de agosto. Segundo ele, essas novidades, se correrem bem, podem fazer com que os consumidores desistam de usar o cartão de crédito no Brasil.

Ao considerar todas as formas de pagamento que já estão quase sendo extinguidas no Brasil, como o cheque, o crediário e o próprio dinheiro físico, não é de se duvidar que em breve será a substituição do bom e velho cartão de crédito.

Publicidade
Sair da versão mobile