Caixa suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou na última quinta-feira, 12 de janeiro, a suspensão da concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil.

Em nota, o banco estatal informou que a contratação está suspensa e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios.

Anúncio

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O Crédito Consignado do Auxílio Brasil é um projeto que foi colocado em prática pelo Governo Federal no ano passado. Portanto, essa não é uma modalidade de crédito que foi criada pelo atual governo, mas sim pela gestão anterior.

Trata-se de um empréstimo que surgiu como uma das grandes novidades da etapa final do governo anterior. Inicialmente, a modalidade do crédito se apresentou como uma concessão extraordinária e revolucionária.

Porém, com o passar do tempo, os pontos negativos da proposta foram sendo apontados, o que gerou um receio generalizado.

Publicidade

O que dizem os especialistas

O que os especialistas apontaram foi que o crédito consignado do Auxílio Brasil poderia ser uma grande armadilha para as famílias que são beneficiárias do programa social de distribuição de renda.

A justificativa por trás dessa afirmação está no fato de que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil acaba por comprometer uma boa parte da renda mensal dessas famílias. Afinal, ao destinar uma parte do seu benefício todo mês para pagar o empréstimo, o valor do auxílio para essas famílias diminui de forma considerável.

Anúncio

Logo, as famílias que pedem pelo novo crédito consignado que foi lançado acabam por abrir mão de uma parte do seu benefício mensal. O resultado disso é uma renda mensal menor.

Com essa subtração no valor do Auxílio Brasil, a preocupação que se criou foi a de que essas famílias, que já se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, ficassem ainda mais desprotegidas no sentido econômico.

Publicidade

Portanto, a partir desse ponto de vista, muitos especialistas no assunto começaram a não recomendar a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Porém, apesar de tudo isso que foi indicado logo acima, o projeto do crédito consignado do Auxílio Brasil foi liberado e aprovado sem grandes dificuldades. Basicamente, as opiniões e as recomendações dos especialistas de pouco adiantaram na prática. Em resumo, não tiveram efeito algum sobre o andamento da proposta.

Anúncio

Crédito Consignado do Auxílio Brasil seguiu em frente

Assim sendo, foi no último trimestre do ano passado que o crédito consignado do Auxílio Brasil começou a ser liberado para ser solicitado pelos beneficiários do programa social. E os pedidos não foram poucos. Mesmo com poucos bancos e instituições financeiras aceitando oferecer a nova modalidade de crédito consignado para os seus clientes, quem ofertou conseguiu atrair uma boa parte de cidadãos brasileiros interessados em tomar o crédito.

Um exemplo disso é a Caixa Econômica Federal (CEF), que é a instituição que mais recebeu pedidos de empréstimo consignado desde o lançamento oficial do novo crédito no mercado. Por outro lado, bancos como o Banco do Brasil e o banco Itaú, por exemplo, decidiram não embarcar no projeto.

Anúncio

A partir de agora, o que vai acontecer com o crédito consignado do Auxílio Brasil é, na verdade, uma incógnita. Isso por que a equipe de transição do atual governo acabou por listar uma série de sugestões que envolvem a modalidade. Por exemplo, há a recomendação, por parte dessa equipe, de que os brasileiros que se endividaram com esse novo crédito sejam perdoados pela dívida.

Como base dessa sugestão, entende-se que a recomendação dos especialistas deveria ter sido seguida desde o início. Portanto, barrando que esse tipo de proposta pudesse seguir adiante, o que não aconteceu de fato.

Sair da versão mobile