Bolsa Família: Empréstimo Consignado pode voltar em 2023?

Uma das grandes novidades do governo federal no final do ano passado foi a liberação de um empréstimo consignado para os beneficiários do programa Auxílio Brasil.

Na época, a gestão do Poder Executivo tinha a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL).

Anúncio

Porém, já nesse período, o então novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), já fazia críticas à medida do seu antecessor, seguindo a lógica dos especialistas de que a liberação do novo crédito traria mais prejuízos do que vantagens para as famílias beneficiárias do programa social de distribuição de renda.

Qual é a questão?

O ponto principal é o fato de que, em um empréstimo consignado, o pagamento é feito por meio de desconto direto na folha de pagamentos.

Com isso, quando uma pessoa contrata esse tipo de empréstimo, ela tem os seus pagamentos mensais diminuídos, em função dos descontos que são aplicados todo mês.

Publicidade

E, portanto, com a sua renda mensal diminuída, as famílias do Auxílio Brasil teriam a sua vulnerabilidade social e econômica acentuada, o que, de fato, veio a acontecer, mais rápido do que o previsto.

Bolsa Família cancelado não isenta pagamentos do empréstimo consignado

Uma outra obrigação que se tornou um ponto de conflito foi a questão de que, mesmo eliminadas do programa social, as pessoas que contrataram o empréstimo consignado anteriormente precisam continuar a fazer os pagamentos do crédito recebido. Portanto, essa é uma dívida que precisa ser quitada independentemente de se estar continuando a receber o Bolsa Família ou não.

Anúncio

Novo Empréstimo Consignado do Bolsa Família em 2023?

Por conta de todas as questões que foram indicadas logo acima, é pouco provável que o governo federal venha a incentivar esse tipo de liberação daqui em diante. Nesse sentido, não há o que se fazer com os créditos que já foram liberados.

Porém, apesar disso, a Caixa Econômica Federal – CEF, por exemplo, já anunciou que o empréstimo consignado Auxílio Brasil está fora dos seus planos, especialmente agora, com a retomada do programa Bolsa Família em uma nova versão.

Publicidade

Outros bancos e instituições financeiras continuam a oferecer o empréstimo consignado em seus respectivos pacotes. Porém, essa é uma medida que não vem sendo incentivada pelo governo federal. Pelo contrário, há mais críticas do que estímulos por parte da nova gestão do Palácio do Planalto em relação a esse assunto.

Logo, daqui para frente, pode ser mais difícil para o beneficiário médio do programa Bolsa Família contratar esse tipo de empréstimo. Por outro lado, para aqueles que já o contrataram anteriormente, o pagamento das parcelas continua a ser uma obrigação, independente da permanência no programa social ou não.

Anúncio
Sair da versão mobile