Benefícios do INSS que todos possuem direito, mas, poucos sabem

Mais importante do que lutar por um direito, é conhecer todas as informações que são inerentes a ele, a fim de que se possa agir de acordo com o que a lei assegura. E, com relação aos benefícios pagos pelo INSS, não é diferente.

Para poder requerer um benefício de acordo com cada caso específico, é necessário saber quais direitos ele contempla, quais os critérios para adquirir, e, como requerer. Existe um grande número de pessoas que possuem direitos assegurados por lei, no entanto, desconhecem e acabam saindo no prejuízo pela desinformação.

Anúncio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pela fiscalização e pagamento de benefícios tais como: aposentadorias e auxílios, amparos sociais e revisões aos trabalhadores brasileiros, exceto nos casos de servidores públicos, cujo órgão responsável é outro.

Para que o cidadão possa ter direito de receber esses benefícios, ele deverá efetuar o pagamento de contribuições mensais ao INSS, de acordo com o período de tempo pré-estabelecido para cada caso, durante um determinado tempo.

Publicidade

A Constituição Federal, ou seja, o conjunto de leis que regem esse país, concedem ao cidadão brasileiro, o direito à previdência social. Em resumo, a Previdência Social representa uma grande seguradora, em que, para que se possa obter o determinado seguro ou benefício, a pessoa deverá proceder com o pagamento das mensalidades.

Entretanto, os direitos assegurados pela constituição não estão condicionados apenas ao pagamento do seguro social, para que o cidadão esteja amparado pela lei, ele deverá atender algumas regras específicas e que podem sofrer alguma variação, de acordo com o benefício a ser solicitado.

Anúncio

Benefícios do INSS

Atualmente, o INSS garante uma série de benefícios para os segurados, e, entre os mais solicitados e comuns no que se refere ao deferimento, são eles:

Além desses benefícios, ainda existem outras 3 espécies que talvez o cidadão desconheça, que, mesmo não estando no rol dos mais requeridos, não deixam de amparar ao trabalhador quando necessitar.

Publicidade

Aborto

O salário maternidade é um benefício direcionado aos trabalhadores segurados da previdência social que necessitam se afastar das atividades de trabalho durante o parto, adoção ou aborto, desde que não seja criminal e que esteja amparado pela legislação.

No caso de mulheres que sofreram um aborto até a 22ª semana de gravidez, é garantido a elas o salário-maternidade. Já que o tempo de afastamento é de duas semanas, esse valor deverá ser calculado de maneira proporcional ao salário.

Anúncio

O decreto que regulamenta esse benefício é o 3.048/99 no § 5°, e determina que a pessoa necessita, como nos outros casos, proceder com a comprovação através de atestado médico, e estar garantida na qualidade de segurada.

No entanto, a trabalhadora que ganhar o bebê a partir do sexto mês de gestação, será necessário preencher o prazo de 120 dias de afastamento, de acordo com a Lei de Benefícios.

Anúncio

Auxílio-doença em caso de cirurgia plástica

Em casos em que o trabalhador for submetido a uma cirurgia plástica, também poderá receber o auxílio-doença, ainda que o procedimento estético não seja por questões de enfermidade, o cidadão possui o direito, quando se encontra em situação de incapacidade de exercer atividade laborativa por mais de 15 dias.

Via de regra, para ter direito ao benefício garantido pela lei, é preciso comprovar através de atestado médico que a saúde está comprometida e que está impedido de exercer as atividades de trabalho por um determinado tempo, de acordo com a recomendação médica.

Adicional de 25%

Direcionado para as pessoas que recebem benefício de aposentadoria por invalidez, isto é, quem não pode desempenhar as atividades básicas sozinhas, podem requerer um adicional de 25% sobre o salário recebido pelo INSS.

No entanto, para ter esse direito garantido, é necessário que a pessoa realmente precise da ajuda de terceiros, que não necessite necessariamente serem profissionais da área da saúde, podendo inclusive, ser familiares.

Doenças que concedem o direito ao segurado de receber o adicional de 25%

Será possível ter a aplicação do adicional em outras aposentadorias, porém, será necessário que o segurado comprove que precisa de assistência devido sua invalidez.

Sair da versão mobile