Auxílio Emergencial: como consultar pedido e motivo de negativa

Milhões de brasileiros aguardam ansiosamente o resultado do pedido de pagamento do Auxílio Emergencial. A Dataprev estava prevendo divulgar ainda nesta quarta-feira, 13 de maio, o resultado do pedido de mais de 14 milhões de cidadãos. Quem fez a solicitação do auxílio emergencial pode consultar a situação dos seus requerimentos e, caso não tenham sido selecionados, saber o motivo da negativa.

Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar os seus pedidos por meio do site da Dataprev. O objetivo é dar transparência aos procedimentos de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício. A Caixa informou como é realizado o procedimento de análise dos pedidos do benefício.

Anúncio

Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos, como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida.

Recadastro do Auxílio Emergencial

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br. Este é o número de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, que podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes.

Publicidade

Apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados. Dos 97,7 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,5 milhões foram aprovados, 32,8 milhões considerados inelegíveis e 13,7 milhões receberam a classificação de inconclusivos e necessitam de complemento cadastral.

Saques do Auxílio Emergencial

Para os trabalhadores que já tiveram o benefício autorizado e quiserem sacar o dinheiro em espécie, a Caixa esclarece que todos que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 14h, serão atendidos.

Anúncio

“Não é preciso madrugar nas filas, evitando, assim, períodos excessivos de espera e aglomerações. Todos os que chegam até as 14h, horário de fechamento das agências, são informados de que o atendimento será realizado na mesma data”, informou.

Além disso, o banco intensificou o atendimento às pessoas que estão nas filas, de forma a dar celeridade com prestação de informações e geração de códigos para a realização dos saques, conforme o calendário de pagamento e da necessidade de se manter o distanciamento.

Publicidade
Sair da versão mobile