Auxílio Emergencial: como saber se ainda tenho direito de receber em 2022

O Governo Federal já confirmou que a Caixa Econômica Federal (CEF) vai prorrogar o Auxílio Emergencial em 2022. Inclusive, alguns pagamentos já foram realizados no dia 13 de janeiro de 2022.

A última parcela do benefício emergencial, que se iniciou em abril de 2020, foi paga para o público geral no mês de outubro do ano passado, o mesmo mês em que o Bolsa Família foi encerrado. Afinal, no mês seguinte, o novo programa Auxílio Brasil foi lançado.

Anúncio

A 7ª parcela do Auxílio Emergencial, e última de 2021, foi paga para 36 milhões de brasileiros, por meio da conta digital do aplicativo Caixa Tem. Foram beneficiários que, ao longo do programa, continuaram a atender aos requisitos de participação.

Com o anúncio de que o Governo faria o pagamento de novas parcelas do benefício, muitas pessoas associaram a uma prorrogação do Auxílio Emergencial em 2022. No entanto, refere-se a um benefício emergencial para um novo grupo de pessoas.

Publicidade

Auxílio Emergencial terá novas parcelas em 2022?

Em janeiro deste ano, o Governo Federal já deu início ao pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial. A liberação do benefício emergencial é exclusiva para os pais solteiros que são chefes de família. Pais que criam os seus filhos sozinhos e que possuem o direito a receber estes novos pagamentos do Auxílio Emergencial 2022.

Durante o primeiro ano de pagamentos do Auxílio Emergencial, os pais solteiros chefes de família receberam apenas a parcela simples do benefício, ou seja, não tiveram o direito de receber os pagamentos em dobro, condição que foi concedida para as mães solteiras.

Anúncio

Dessa forma, os pagamentos que estão sendo realizados em 2022 do Auxílio Emergencial são, na verdade, retroativos. A partir de então, os pais solteiros que são chefes de família tem o direito de receber parcelas novas do Auxílio Emergencial.

Consulta do Auxílio Emergencial 2022 Dataprev

O Auxílio Emergencial 2022 para pais solteiros já pode ser consultado no site oficial da Dataprev na Internet. O potencial beneficiário tem a oportunidade, por meio dessa consulta, de conferir se tem o direito de receber as próximas parcelas do benefício emergencial.

Publicidade

O site em que a Consulta do Auxílio Emergencial 2022 pode ser feita é o seguinte: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/.

Neste endereço eletrônico, a consulta do auxílio pode ser feita com o preenchimento do número do CPF (Cadastro da Pessoa Física), o nome completo e o nome da mãe. Além disso, também é preciso informar a data de nascimento e marcar a caixa que diz “Sou humano“.

Anúncio
Sair da versão mobile