Auxílio Emergencial 2021: como consultar se seu benefício foi bloqueado

Na data em que a Caixa Econômica Federal (CEF) fizer o depósito do Auxílio Emergencial na sua conta poupança social digital, você deve conferir o saldo da sua conta por meio do aplicativo Caixa Tem.

Nesse sentido, é importante fazer a consulta do saldo da conta do Caixa Tem no dia em que os depósitos do auxílio emergencial são feitos. Afinal, dessa forma, se tiver ocorrido algum problema no pagamento, o beneficiário tem a oportunidade de tomar conhecimento o quanto antes.

Anúncio

Para ver o saldo do Caixa Tem, você precisa acessar o aplicativo e clicar na opção “Extrato”, que está disponível no Menu da página inicial da plataforma digital para dispositivos móveis. Por meio da seção Extrato do Caixa Tem, o usuário também tem a chance de conferir como ele utilizou as parcelas do Auxílio Emergencial que já foram pagas anteriormente.

O saldo do Caixa Tem também está disponível para ser acessado na barra azul superior da tela inicial do aplicativo, no botão retangular azul que diz “Mostrar Saldo”. Então, é só clicar neste botão azul com esta legenda que o saldo do Caixa Tem vai ser revelado logo em seguida. Simples assim.

Publicidade

Porém, ao mesmo tempo, também há o caso das pessoas que, no dia do pagamento, fazem a consulta do seu saldo do Caixa Tem e percebem que não houve recebimento. Então, o que fazer nesse caso? Veja logo abaixo quais providências você pode tomar a partir de então.

Contestação do Auxílio Emergencial para a Dataprev

Se você verificou que o seu pagamento da prorrogação do auxílio emergencial está bloqueado, tenha calma. Você ainda tem a chance de fazer uma contestação do auxílio emergencial.

Anúncio

A orientação oficial é a de esperar pelo período que a Dataprev costuma liberar logo depois do início de um novo ciclo de pagamentos. Afinal, existe um tempo certo para fazer a contestação do auxílio emergencial para a Dataprev. Um prazo que deve então ser respeitado e seguido pelo beneficiário.

Porém, quando for fazer a sua contestação, com uma solicitação de nova análise do seu cadastro no Auxílio Emergencial, é muito importante ficar atento para os motivos que levaram ao bloqueio do pagamento das novas parcelas do benefício.

Publicidade

Para isso, o beneficiário precisa clicar no ícone de “informação” para que se possa consultar os detalhes do motivo que há por trás do cancelamento que foi feito anteriormente.

É muito importante saber qual foi o motivo que causou o bloqueio do Auxílio Emergencial. Sendo assim, o cidadão tem maior conhecimento e se informa melhor sobre qual foi o requisito de lei que ele deixou de atender. Da mesma forma, se houve um erro no processo de bloqueio, o cidadão tem a chance de então fazer a sua defesa.

Anúncio

Auxílio Emergencial Bloqueado – Afinal, por que isso acontece?

Dentre os principais casos que podem acabar gerando o bloqueio dos pagamentos do Auxílio Emergencial para os cidadãos, está o vínculo de trabalho por meio do registro em carteira assinada (Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS).

Além disso, também há o caso dos cidadãos que começaram a receber o benefício do seguro desemprego, assim como aqueles que começaram a receber outros benefícios assistenciais ou previdenciários do Governo Federal. Portanto, para estes casos, o bloqueio do Auxílio Emergencial é praticamente certo. Afinal, estas situações representam uma ruptura dos requisitos do programa.

Anúncio

O mesmo vale ser informado para os cidadãos que possuem algum registro de prisão ou que tenham o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) vinculado à uma concessão de pensão por morte do INSS. Além disso, os cidadãos que contam com irregularidades no CPF também podem ter o Auxílio Emergencial bloqueado pelo Governo Federal sem aviso prévio.

Dessa forma, se a situação do beneficiário permite uma nova análise do seu caso enquanto recebedor do Auxílio Emergencial, o cidadão deve clicar no botão que diz: “Contestar” no site da Dataprev na Internet.

Logo depois, o usuário precisa preencher um formulário de forma a relatar a sua situação em específico. E então, é só aguardar até que o Ministério da Cidadania faça a liberação dos resultados. Ou seja, a devolução com as devidas respostas para a contestação do Auxílio Emergencial que foi feita anteriormente.

Sair da versão mobile