Auxílio Emergencial: 14 dias sem liberação de recurso

A Caixa Econômica Federal completa nesta quinta-feira, 14 de maio, quatorze dias sem liberar novos créditos do Auxílio Emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 12h da terça-feira (13), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros. Estes são os mesmos números informados no dia 30 de abril. Enquanto isso, milhões de brasileiros seguem aguardam o resultado para o processo de pedido do auxílio emergencial que está em análise.

A previsão da Dataprev era de homologar o resultado de cerca de 14 milhões de trabalhadores nesta quarta-feira, 13 de maio, ainda é referente à primeira parcela. No entanto, milhares de brasileiros acessaram os sites para consulta e o resultado não foi alterado, encontra-se ainda em análise. Mesmo para os que já receberam a primeira parcela do pagamento, a segunda e a terceira ainda são uma incógnita. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o banco já está pronto para efetuar o pagamento da segunda parcela. Apenas os trabalhadores que já são beneficiários do Bolsa Família têm data para receber, já que os pagamentos seguem o calendário do Bolsa.

Anúncio

Sem renda e com dificuldades para receber o Auxílio Emergencial, trabalhadores dependem de ajuda para atravessar pandemia. O governo previa inicialmente pagar a segunda parcela do Auxílio Emergencial entre os dias 27 e 30 de maio, ficando a terceira para entre os dias 26 e 29 de maio. A Caixa chegou a anunciar a antecipação dessa parcela, mas ela foi cancelada. Desde então, os trabalhadores aguardam a divulgação das novas datas.

Na última segunda-feira, o vice-presidente de varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Angelo, disse que o banco aguardava o governo federal divulgar o novo calendário do Auxílio Emergencial para detalhar como será feito o pagamento das próximas parcelas.

Publicidade

“A Caixa esclarece que a responsabilidade pela análise de quem tem o direito ao Auxílio Emergencial é da Dataprev, que é a instituição do Governo Federal responsável por verificar se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei, com homologação do Ministério da Cidadania”, informou o banco em nota.

Sair da versão mobile