Auxílio Brasil vai ser lançado em novembro de 2021

O novo programa social do Governo Federal, o Auxílio Brasil, está chegando com a promessa de ser o melhor substituto possível para o Bolsa Família. O assunto sobre o novo projeto já é tema nos bastidores do Palácio do Planalto desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político). E não poderia ser diferente. Afinal, sempre foi um desejo do presidente lançar um programa social próprio, longe da influência do Bolsa Família.

Com isso, é fato que uma boa parte da equipe econômica está envolvida no lançamento do novo projeto, que é uma das principais prioridades do Governo desde que ele começou.

Anúncio

Porém, embora o atual chefe do Poder Executivo tenha focado os seus esforços em criar um novo programa social que tenha a mesma relevância que o Bolsa Família já conquistou, os caminhos para fazer isso acontecer não foram e continuam não sendo nada fáceis.

O principal obstáculo que o Governo Federal tem enfrentado para enfim conseguir lançar o Auxílio Brasil é a questão do orçamento público.

Publicidade

Basicamente, é como se encontrar um espaço favorável dentro do orçamento público para bancar um novo programa como esse fosse uma dificuldade para a qual o Governo não estava preparado.

Outro fator que dificultou – e muito – para que o Governo então conseguisse avançar com o novo projeto foi a pandemia do novo vírus, que surpreendeu o mundo no ano passado.

Anúncio

Com a crise sanitária instalada em um espaço tão curto de tempo, o Governo Federal teve que deixar o projeto do Auxílio Brasil de lado para concentrar esforços em aprovar um benefício de caráter emergencial.

Governo Federal teve dificuldades para avançar com o Auxílio Brasil

O Auxílio Emergencial foi criado e ocupou uma boa parte do espaço e da agenda que o Governo tinha disponível para discutir o lançamento de um novo programa para substituir o Bolsa Família.

Publicidade

Além disso, foram tantas as controvérsias em torno deste assunto que, em muitos momentos, o tema do novo programa social chegou a ficar desgastado, tanto dentro do Governo quanto fora dele. Ou seja, na repercussão popular em geral.

O desgaste foi tanto que o próprio presidente Jair Bolsonaro já chegou a desmentir, em algumas ocasiões, que o programa viria a ser lançado.

Anúncio

Em uma declaração em vídeo que foi divulgada em meados do ano passado, o presidente chegou a garantir que o Bolsa Família não seria descontinuado.

Porém, com algumas trocas na sua própria equipe econômica, o assunto voltou à tona e continuou a ocupar os debates políticos dentro do Planalto.

Anúncio

Nesse sentido, o presidente pareceu ter voltado atrás e então se mostrado pouco disposto a abrir mão do que já tinha sido planejado até o momento.

Foi assim que o apoio do presidente ao novo projeto foi recuperado. E então, o projeto pode seguir em frente, rejeitando os nomes sugeridos anteriormente e firmando o título de Auxílio Brasil para o novo benefício que vai ser lançado.

Auxílio Brasil vai ser lançado no mês de novembro – Saiba o que há por trás

O Auxílio Brasil tem tudo para ser lançado no mês de novembro deste ano. O Governo Federal tem muito interesse nessa data. E há motivações o suficiente para isso.

Em primeiro lugar, desde sempre ficou claro que o novo programa social viria a ser lançado quando os pagamentos do Auxílio Emergencial então chegassem ao fim.

Portanto, considerando que o Auxílio Emergencial vai acabar de ser pago no mês de outubro deste ano, o mês seguinte, novembro, se tornou a possibilidade mais certeira para lançar o novo programa.

Em segundo lugar, um novo programa social deste porte tem dificuldades legais para ser lançado em ano de campanha eleitoral.

Sendo assim, para não precisar driblar a legislação, a alternativa do Governo Federal precisa ser a de lançar o programa ainda neste ano de 2021.

E por fim, o mês de novembro soa como a estratégia mais correta a ser seguida pelo Governo, especialmente por que o mês de dezembro costuma ser de agenda reduzida nos três poderes, o que poderia dificultar ainda mais o lançamento do novo programa até o final do ano.

Pelos motivos que foram apresentados anteriormente, o Governo Federal não trabalha com outra data, a não ser o mês de novembro, para enfim lançar o tão esperado Auxílio Brasil.

Sair da versão mobile