Auxílio Brasil e Auxílio Gás: consulta pode ser feita pelo CPF

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério da Cidadania começaram a pagar na última terça-feira, dia 18 de janeiro de 2022, a 1ª parcela do Auxílio Brasil 2022. Esta não é a primeira parcela do novo benefício social a ser paga pelo Governo Federal, mas é sim a primeira do novo ano.

A partir de então, o novo benefício social que foi lançado como o substituto oficial do Bolsa Família vai chegar na conta bancária de 17,5 milhões de famílias. Isso pode ser confirmado depois que o próprio Palácio do Planalto anunciou a inclusão de mais 3 milhões de beneficiários no programa a partir deste mês de janeiro de 2022.

Anúncio

Ainda na semana passada, o Ministério da Cidadania divulgou a lista completa, com o número de pessoas que foram aprovadas para entrar no programa e que irão então receber o benefício por município. Clique aqui para baixar a lista completa.

Além disso, a consulta individual de beneficiário do programa pode ser feita por meio do aplicativo do Auxílio Brasil, que já está disponível para ser baixado nos aparelhos celulares com sistema operacional Android ou iOS (aparelhos Apple). Logo mais abaixo, você descobre como é possível fazer essa consulta.

Publicidade

O Auxílio Brasil terá agora o valor de R$ 400 reais por mês, que será pago para os beneficiários que atendem aos requisitos para receber nesta faixa. Este valor médio foi definido ainda no mês de dezembro do ano passado, mas teve um grupo menor de beneficiários no mês passado. A partir de agora, o Governo Federal assumiu o compromisso de pagar os 400 reais a cada mês para o total de 17 milhões de pessoas, de acordo com o orçamento que foi aprovado para o programa.

Como fazer a consulta do Auxílio Brasil

Desde a semana passada, o Governo Federal começou a enviar mensagens para as novas famílias que foram aprovadas para entrar no programa. A mensagem em questão informava, portanto, que essas famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

Anúncio

De acordo com as informações oficiais, serão 3 milhões a mais de participantes do programa que receberão, via Correios, 2 (duas) cartas enviadas pela Caixa Econômica Federal, sendo que uma dessas cartas contém orientações gerais sobre o pagamento do novo benefício, e a outra carta vem com o Cartão Auxílio Brasil.

Até o presente momento, somente os novos beneficiários incluídos vão receber o cartão do Auxílio Brasil. Nesse sentido, os demais beneficiários – ou seja, aqueles que já faziam parte do programa desde o mês de novembro do ano passado – podem continuar usando o cartão antigo do programa anterior, Bolsa Família.

Publicidade

Para saber se você foi aprovado para entrar no programa, você pode fazer uma consulta direta no aplicativo do Auxílio Brasil, que se encontra disponível para acesso e download nas duas plataformas: Android e iOS (aparelhos Apple). Portanto, basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e procurar pelo aplicativo oficial do novo programa do Governo Federal.

Uma outra opção de consulta pode ser feita por meio do aplicativo do Caixa Tem. Nesse sentido, no Caixa Tem, o beneficiário do Auxílio Brasil pode encontrar uma série de informações, como por exemplo a data de pagamento e qual é o valor das parcelas a que ele tem direito.

Anúncio
Sair da versão mobile