Auxílio Brasil: Consultar o saldo no aplicativo, passo a passo

Para consultar o saldo do Auxílio Brasil no aplicativo, é muito fácil. Para fazer a consulta do saldo do mais novo benefício social lançado pelo Governo Federal, o beneficiário do programa precisa baixar o aplicativo oficial em primeiro lugar.

O aplicativo do programa Auxílio Brasil já está disponível para ser baixado pelos usuários nas lojas de aplicativos Google Play Store ou Apple Store.

Anúncio

Logo depois de fazer o download do aplicativo em seu aparelho celular de sistema operacional Android ou iOS, é preciso fazer o cadastro. Nesse caso, os beneficiários que já tinham o cadastro ativo no Bolsa Família podem usar a mesma senha para acessar o novo aplicativo sem problemas.

Logo em seguida, é preciso clicar na opção de Acessar. Depois, se deve clicar na opção de Consultar. Em seguida, é preciso digitar o número do CPF e a senha, sendo que a senha é a mesma que era usada para o Bolsa Família ou para o acesso ao aplicativo Caixa Tem.

Publicidade

Para além do aplicativo oficial do Auxílio Brasil, a consulta de saldo também pode ser feita pelo telefone. O número é o seguinte: 0800 426 0207.

Além disso, dentro do aplicativo, também está disponível o calendário de pagamentos do programa. Para conferir as datas oficiais de pagamento do benefício, o beneficiário precisa apenas digitar o seu Número de Identificação Social, o NIS. Afinal, assim como já acontecia com outros benefícios sociais que eram mantidos pela União – dentre eles, o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família – o calendário de pagamentos se guia pelo dígito final do NIS.

Anúncio

Veja, por exemplo, como foi organizado o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil do mês de dezembro. Lembrando que os pagamentos do benefício que foram feitos em dezembro são referentes à segunda parcela do auxílio, uma vez que o novo benefício social teve a sua primeira parcela paga no mês anterior. Ou seja, em novembro.

Auxílio Brasil: Calendário do Mês de Dezembro de 2021

NIS com dígito final 1 – 10 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 2 – 13 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 3 – 14 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 4 – 15 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 5 – 16 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 6 – 17 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 7 – 20 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 8 – 21 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 9 – 22 de dezembro de 2021
NIS com dígito final 0 – 23 de dezembro de 2021

Publicidade

O calendário de pagamentos que foi apresentado logo acima seguiu exatamente a mesma dinâmica de organização com a qual outros benefícios sociais já eram pagos anteriormente. Aliás, o próprio Bolsa Família contava com essa mesma dinâmica sequencial. Ou seja, de se orientar pelo dígito final do NIS (Número de Identificação Social).

Em primeiro lugar, os beneficiários cujo dígito final do NIS é 1 sempre são os primeiros da fila a receberem o valor do benefício. Logo em seguida, os beneficiários de dígito final do NIS 2, em 3, em 4, e assim por diante. Isso, até que a sequência de pagamentos seja encerrada com os beneficiários que tenham o número do NIS terminado no dígito final 0.

Anúncio

Atualmente, o valor médio do Auxílio Brasil é de R$ 400 mensais. E esta média de valor está mantida até o final deste mês de dezembro. Por outro lado, os valores do benefício social que serão praticados para o ano de 2022 ainda não foram definidos.

Além disso, é também importante lembrar que o ano de 2021 se encerra com cerca de 14,5 milhões de famílias aptas a receber o benefício do Auxílio Brasil. Porém, a expectativa oficial com a qual o Governo Federal trabalha é a de ampliar esse número para um total de 17 milhões de famílias já no próximo ano, 2022.

Anúncio
Sair da versão mobile