Auxílio Brasil: Calendário de Pagamentos vai começar em novembro

O novo programa social do Governo Federal, Auxílio Brasil, está sendo desenvolvido com muita atenção por parte do Planalto. Afinal, este é um dos principais projetos do presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político).

Nesse sentido, é de forte interesse do Governo lançar o novo programa Auxílio Brasil ainda neste ano de 2021. Especialmente por que, no próximo ano, a campanha eleitoral pode acabar barrando um lançamento como esse.

Anúncio

Portanto, o Governo não tem tempo a perder e planeja iniciar os pagamentos do novo benefício já no mês de novembro de 2021. Ou seja, um mês depois que os pagamentos das parcelas do Auxílio Emergencial então chegarem ao fim.

No mês de outubro, o calendário da Caixa prevê o pagamento da sétima e última parcela do Auxílio Emergencial para todos os grupos de beneficiários, incluindo quem não faz parte do Programa Bolsa Família.

Publicidade

A única diferença, nesse caso, é que os beneficiários do público geral, que são aqueles não estão inscritos no Bolsa Família, vão ter os saques da última parcela do benefício emergencial sendo liberados somente no mês de novembro, e não em outubro.

Auxílio Brasil começa a pagar em novembro

Os pagamentos do Auxílio Brasil estão previstos para começar a serem feitos no mês de novembro. E isso significa, dentre outras coisas, que precisa haver um período anterior a esse para aprovar os cidadãos para receber o novo benefício.

Anúncio

Até o presente momento, ao que tudo indica, o período ao qual o Governo Federal vai se dedicar para selecionar os cidadãos do Auxílio Brasil vai ser o mês de outubro.

Em resumo, o mês de outubro vai marcar o fim de um programa social (Auxílio Emergencial e Bolsa Família) para dar o ponto de partida em outro, que no caso, é o Auxílio Brasil.

Publicidade

O que se sabe é que para receber o Auxílio Brasil, o cidadão precisa estar inscrito no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais, o popular CadÚnico.

Portanto, quem não estiver inscrito no CadÚnico perde a oportunidade de ser selecionado para o novo programa Auxílio Brasil.

Anúncio

Nesse sentido, os brasileiros que tem o interesse de receber o novo benefício social que vai ser lançado no mês de novembro precisam fazer o seu cadastro no CadÚnico o quanto antes for possível. Afinal, embora o Governo ainda não tenha divulgado nenhum prazo de inscrições até o momento, é fato que este período está cada vez mais próximo de chegar.

Calendário de Pagamentos do Auxílio Brasil pode mudar o Bolsa Família

Tradicionalmente, os pagamentos do benefício mensal do Bolsa Família são feitos sempre na segunda quinzena de cada mês para os beneficiários. Porém, com a chegada do Auxílio Brasil no mês de novembro, isso pode vir a mudar.

Anúncio

Nada foi confirmado até o momento, mas há uma expectativa nos bastidores do Palácio do Planalto de que os pagamentos do benefício social sejam transferidos para a primeira quinzena do mês, e não mais para a segunda.

Se isso vier a acontecer de fato, a rotina de recebimento dos cidadãos que atualmente recebem o Bolsa Família pode mudar consideravelmente.

Obviamente, esta não é uma mudança drástica. Mas ao mesmo tempo, pode levar algum tempo para que os beneficiários do programa se acostumem com o novo calendário de pagamentos.

Basicamente, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil não é a maior mudança que vai acontecer em relação ao Bolsa Família a partir do mês de novembro.

Na verdade, a maior mudança diz respeito a como os benefícios são pagos e divididos. Afinal, o Auxílio Brasil vai ser um combo de benefícios sociais, e não um benefício único.

Nesse sentido, os pagamentos do Auxílio Brasil vão ser diferentes para cada grupo de beneficiários. Enquanto alguns vão receber mais, outros vão receber menos. E além disso, também há benefícios diferentes, com objetivos distintos e valores distantes um do outro.

A partir de agora, resta esperar para saber como realmente vão ser feitos os pagamentos do Auxílio Brasil a partir do mês de novembro. Muitas mudanças estão sendo esperadas, e a expectativa é de melhora do Bolsa Família daqui em diante, algo que vem sendo prometido pelo presidente desde o início do seu mandato.

Sair da versão mobile