Auxílio Brasil 2022: veja as condições para ter direito ao benefício

Desde que o Auxílio Brasil 2022 começou, e os pagamentos do benefício social foram então iniciados, o Governo Federal vem apresentando algumas novidades que servem como um complemento para o projeto que substituiu o Programa Bolsa Família a partir do mês de novembro do ano passado.

Por exemplo, uma destas novidades que o Governo apresentou foi a criação de um novo benefício, uma espécie de valor extra que começou a ser pago neste mês de janeiro para quem tem direito. Este é o Vale Gás Nacional, ou simplesmente Auxílio Gás.

Anúncio

Nesse sentido, o Auxílio Gás passou a ser pago de forma conjunta ao Auxílio Brasil, mas não para todos os participantes do programa, mas sim para uma parte deles que tem direito a receber este valor complementar de R$ 52,00 reais. Os pagamentos, neste caso, são feitos a cada 2 (dois) meses, compondo então uma periodicidade de depósitos que é bimestral.

Porém, as novidades não pararam por aí. Também neste mês de janeiro, o Governo Federal anunciou uma novidade que, embora muitos esperassem que acontecesse mais cedo ou mais tarde, chegou a surpreender. Este foi o anúncio de que o Auxílio Brasil ganhou 3 (três) milhões de novos beneficiários já em seu terceiro ciclo de pagamentos. Um número significativo que o Palácio do Planalto fez questão de divulgar.

Publicidade

Com isso, logo em seu 3º mês de pagamentos, o Auxílio Brasil registrou um recorde no número de beneficiários. Neste mês de janeiro, o programa alcançou o patamar de 17,5 milhões de famílias atendidas. Esse é, portanto, o maior número de beneficiários que um programa desse tipo já teve no Brasil.

Auxílio Brasil 2022 – Quem vai entrar no programa?

A entrada no programa Auxílio Brasil não é automática. Em primeiro lugar, o processo tem início com a inscrição da família no sistema do banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Anúncio

A inscrição no CadÚnico pode ser feita por um representante da família diretamente na unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próxima, ou se for o caso, na prefeitura da cidade onde a família mora.

Há uma série de regras que devem ser seguidas para se inscrever no CadÚnico. Destas regras, os requisitos de renda são os mais importantes. Nesse sentido, somente podem estar cadastradas no CadÚnico, as famílias que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Caso contrário, a inscrição neste sistema público não poderá ser concluída.

Publicidade

Além disso, não basta apenas fazer a inscrição no CadÚnico. Afinal, a simples ação de se cadastrar nesse sistema não garante automaticamente o pagamento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil.

Na verdade, o que acontece é que quando o cidadão se inscrever no CadÚnico, ele entra para uma lista de espera, da qual ele pode ser chamado futuramente, o que pode acontecer mais rápido ou demorar um pouco mais de tempo. Essa é uma questão que depende do quão vulnerável economicamente a família se encontra e, principalmente, do orçamento público que está disponível para os pagamentos do benefício.

Anúncio

Novas pessoas vão entrar no programa em 2022?

A inclusão de 3 milhões de novas famílias no Auxílio Brasil já era uma meta anunciada. O próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) fez questão de divulgar esse objetivo em ocasiões públicas no ano passado.

Por conta disso, já era esperado que o novo programa Auxílio Brasil fizesse esse movimento de incluir novos beneficiários o quanto antes fosse possível. O que não se esperava é que isso aconteceria de uma só vez e já no primeiro ciclo de pagamentos do benefício social neste ano.

Anúncio

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, com a recente inclusão de 3 milhões de novas famílias para entrar no programa, a fila de espera do CadÚnico se encontra zerada.

Porém, apesar disso, é importante ter consciência de que isso não significa que não há pessoas à espera de receber o benefício. Afinal, o CadÚnico é um sistema que recebe inscrições de cidadãos todos os meses. O que não se sabe, até o presente momento, é quando haverá uma nova inclusão de beneficiários como essa que se viu neste mês de janeiro de 2022.

Considerando o atual contexto de ano eleitoral, é provável que novos movimentos de inclusão de novos beneficiários no Auxílio Brasil aconteçam em breve. Porém, especialmente pelas questões orçamentárias, pode ser que a aceitação de novas famílias seja um pouco mais discreta, com um número menor de novos cidadãos no programa.

Sair da versão mobile