14º Salário do INSS pode ser pago para aposentados até 2023

O 14º Salário do INSS, benefício que pode ser aprovado nos próximos meses, pode vir a ser pago até o ano de 2023. Isso por que, se o texto for aprovado, a previsão é de 2 (dois) pagamentos a cada ano, considerando 2022 e 2023.

Os dois pagamentos do 14º Salário do INSS que podem ser feitos daqui em diante seriam referentes ao benefício do salário extra que seria pago em 2020 e 2021. Pois foram estes os anos em que a crise sanitária gerou os seus efeitos mais negativos na economia, até o presente momento.

Anúncio

Nesse sentido, o pagamento do salário extra em 2022 corresponderia ao valor que deveria ter sido pago em 2020. E o pagamento do salário extra em 2023 equivaleria ao valor que deveria ter sido repassado em 2021.

Se essa dinâmica de pagamentos vier a ser confirmada, a previsão oficial é de que os pagamentos venham a ser feitos no mês de março. Ou seja, em março de 2022 e em março de 2023.

Publicidade

Resta saber, no entanto, se o 14º salário do INSS vai ser aprovado a tempo de os pagamentos serem feitos de acordo com esse calendário. Na Câmara dos Deputados, falta apenas 1 (uma) comissão para aprovar o projeto de lei. E então, logo depois, a proposta deve seguir para a análise e apreciação do Senado Federal.

Depois de todos os passos que foram citados anteriormente, o projeto de lei que cria o 14º salário do INSS ainda precisa passar pela sanção do presidente Jair Bolsonaro. E somente após a sanção do atual chefe de Poder Executivo, o benefício poderá se dizer aprovado de fato.

Anúncio

Se aprovado, todos os beneficiários do INSS que recebem o 13º salário dos seus respectivos benefícios devem ter o direito de receber também o 14º salário. Por outro lado, os beneficiários do instituto que já não recebem anualmente os valores referentes ao décimo terceiro não devem receber o novo benefício.

Sair da versão mobile