Mudanças no Fies 2024: Edital previsto para março

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), que o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024 não será divulgado nos próximos dias.

Segundo Santana, o programa está passando por significativas mudanças que visam beneficiar os estudantes de cursos de graduação pagos.

Anúncio

A previsão é que as inscrições sejam abertas em março deste ano, porém, o calendário exato ainda não foi divulgado.

Santana enfatizou a importância de fortalecer as políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes na educação superior.

Ele também destacou que a proposta do chamado “Novo Fies” está pronta e que o objetivo é finalizar as mudanças do programa até o final deste mês.

Publicidade

Mudanças para o Fies

Uma das principais mudanças que serão implementadas no Novo Fies é a possibilidade de os jovens beneficiados pelo programa financiarem a totalidade de seus cursos, em vez de apenas uma parte.

Além disso, o programa também irá reformular a forma de pagamento da dívida, tornando-a mais acessível aos estudantes após a conclusão do curso.

Anúncio

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento para o pagamento das mensalidades de cursos de graduação em faculdades particulares.

Quem pode participar?

Para participar do programa, os estudantes precisam cumprir alguns requisitos, como ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, não ter zerado a redação do exame, ter alcançado uma nota média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do Enem, e possuir uma renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Publicidade

Inscrição Fies

O Fies costuma abrir inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, e utiliza as notas do Enem como um dos critérios de seleção dos beneficiados.

Com as mudanças anunciadas por Camilo Santana, os estudantes que planejam utilizar o Fies em 2024 devem ficar atentos às novas regras e ao calendário de inscrições que será divulgado em breve pelo MEC.

Anúncio
Sair da versão mobile