Confira o Resultado da Lista de Espera do FIES 2024

Instituições de Ensino podem divulgar as listas até o dia 30 de abril

A espera acabou para milhares de candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2024. As instituições de ensino superior iniciam a divulgação dos selecionados na lista de espera a partir de 28 de março, estendendo-se até 30 de abril. Este período marca uma etapa decisiva para os estudantes que aspiram ingressar no ensino superior com o apoio do financiamento governamental.

O FIES, um programa vital do Ministério da Educação (MEC), ofereceu mais de 67 mil vagas em sua primeira edição de 2024. O programa é direcionado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), reafirmando o compromisso do governo em promover a inclusão educacional e facilitar o acesso ao ensino superior.

Anúncio

Esta edição viu um número expressivo de vagas distribuídas em estados como São Paulo, com 10.412 vagas, Bahia, oferecendo 7.477 vagas, e Minas Gerais, com 7.068 vagas. Essa alocação sublinha a importância do FIES na ampliação das oportunidades de ensino superior por todo o país.

Importantes alterações foram implementadas no programa com a introdução do FIES Social, destinando metade das vagas disponíveis para estudantes de baixa renda. Esse movimento sinaliza uma direção mais inclusiva, visando beneficiar candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e registrados no CadÚnico.

Eligibilidade e Inovações no FIES 2024

Os critérios para participação no FIES 2024 incluem uma renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, ter prestado o ENEM entre 2010 e 2023, alcançado no mínimo 450 pontos na média geral das provas e não ter obtido nota zero na redação. Também é requisito não ter feito o exame na condição de treineiro.

Publicidade

O FIES Social 2024 introduz uma política de reserva de 50% das vagas para aqueles cadastrados no CadÚnico, assegurando o financiamento completo dos custos educacionais para este grupo. Outra novidade é a possibilidade de os candidatos selecionarem até três cursos de preferência durante a inscrição, eliminando a anterior classificação por áreas de conhecimento.

O calendário do FIES 2024 foi cuidadosamente planejado, com inscrições de 12 a 18 de março, seguido pelo anúncio dos resultados da chamada única em 21 de março. Os candidatos pré-selecionados tiveram de 22 a 27 de março para completar suas informações, chegando agora ao momento crucial do anúncio dos resultados da lista de espera.

Anúncio

Este avanço representa um marco no esforço contínuo do MEC para garantir a igualdade de acesso ao ensino superior no país. Para mais informações sobre o processo e os próximos passos, os candidatos devem consultar o edital do programa.

Sair da versão mobile