Fies 2018: Modalidades

Fies 2018: Modalidades

Fies 2018: Modalidades

Fies 2018: Modalidades referentes ao Programa de Financiamento Estudantil para os estudantes que desejem financiar sua graduação; nas instituições de iniciativa particular de todo o Brasil.

Fies 2018: Modalidades

As alterações do Fies foram sancionadas no dia 7 de dezembro de 2017; e agora têm poder de lei.

Anúncio

A partir de 2018, o Fies terá três faixas ou modalidades:

A primeira modalidade, chamada de Fies 1 corresponde ao financiamento ofertado diretamente pelo governo para o estudante; representando a parcela de vagas a juros zero.

Elas são reservadas a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Tal modalidade terá o Fundo Garantidor composto de recursos da União e aportes das instituições de ensino. Nesta modalidade serão oferecidas 100 mil vagas, conforme dados do MEC.

As modalidades 2 e 3 estão destinadas aos estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos.

Publicidade

O Fies 2 ofertará 150 mil vagas e visa atender estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e terá como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais dessas regiões.

No Fies 3, serão oferecidas 60 mil vagas para todo o Brasil, sendo os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em ambos os casos, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

Anúncio

Nas modalidades 2 e 3, as instituições contarão com recursos públicos e por isso são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado. Atualmente, a taxa de juros é fixa, de 6,5% ao ano. A medida provisória que cria o Novo Fies (MP 785/2017) tinha sido aprovada no plenário do Senado Federal em novembro passado.

Para minimizar riscos futuros, o Novo Fies cria, ainda, o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), de adesão obrigatória pelas faculdades participantes do programa. Ele tem por objetivo garantir o crédito para os financiamentos contratados. Apesar de aportes da União, esse fundo será formado, em maior parcela, por aportes das instituições. A previsão é de tenha caixa de R$ 3 bilhões.

Publicidade

Inscrições Fies 2018

As inscrições para o Novo Fies serão abertas em 2018 e informações detalhadas sobre o processo seletivo já estão disponíveis na página do fundo na internet. As inscrições serão liberadas após a divulgação do resultado do Enem, previsto para 19 de janeiro.

Requisitos novo Fies

Poderão se inscrever estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma ou mais edições a contar de 2010. A nota ou média aritmética das notas nas provas não pode ser inferior a 450 pontos e a nota na redação deverá ser maior que zero.

Anúncio
Sair da versão mobile