O que você precisa saber em relação ao Enem Digital?

Enem Digital 2020

Enem 2020 (foto www.mec.gov.br)

Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o lançamento do Enem Digital, que terá as provas objetivas e a redação, realizadas por meio de uma plataforma online, organizada pelo órgão.

O que você precisa saber em relação ao Enem Digital

De acordo com o MEC, o Enem, em formato digital, terá o mesmo formato da prova aplicada em anos anteriores, do ponto de vista de conteúdo e da quantidade de questões, tendo a simples transição do ambiente analógico para o digital.

Anúncio

O Enem digital terá a versão teste?

A aplicação do Enem Digital em 2020 é um projeto piloto, ou seja, um teste em pequena escala (50 mil participantes em 15 capitais do país). Tal procedimento servirá para que as instituições responsáveis verifiquem as possíveis falhas na realização do exame nesse modelo; a logística e o aparato técnico necessário para a aplicação em larga escala e; ainda, os dados estatísticos das provas desse grupo de participantes, que deverão ser comparados aos dos demais alunos com a finalidade de avaliar possíveis impactos da mudança da ferramenta no resultado dos estudantes.

O Enem Digital é obrigatório?

Não, de acordo com o MEC, a participação no Enem Digital não é obrigatória, mesmo para os participantes que estão nas 15 capitais onde ele será realizado. Ou seja, pelo menos por enquanto, o estudante que não se sentir à vontade com o modelo digital poderá simplesmente optar pela versão tradicional.

A partir de quando o Enem Digital será obrigatório?

A partir de 2026, pretende-se disponibilizar o Enem apenas no formato digital, com várias aplicações ao longo do ano. Se isso acontecer, o estudante poderá fazer várias provas ao longo do ano; e utilizar a sua melhor nota para os sistemas de seleção das universidades.

Publicidade

A prova será realizada em lugares específicos?

Vale lembrar que a prova digital não será realizada na casa dos participantes, mas em centros de computação de escolas e universidades; além de tudo ser devidamente controlado, sem nenhuma vantagem de tempo ou acesso à internet.

Quais vantagens e desvantagens?

Em relação ao Enem Tradicional, uma das dificuldades é a demora para a divulgação dos resultados, que leva quase dois meses, porque as provas precisam ser processadas. Para isso, elas são encaminhadas a um local de processamento e necessitam de duas ou três checagens.

Anúncio

No Modelo Tradicional, pode acontecer ainda problemas como no processamento das folhas de resposta. Com o Enem Digital, no entanto, essa é uma dificuldade que não aconteceria; além do resultado das questões objetivas da prova, exceto a de redação, ser imediato.

A desvantagem em relação ao Enem tradicional é que é preciso de uma infraestrutura que funcione, pois a aplicação de uma prova online exige ambientes com bons computadores e internet.

Publicidade
Sair da versão mobile