Novo Enem terá segunda fase com questões discursivas

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na segunda-feira, 14/03, a criação de uma segunda fase para o Enem, com questões discursivas de acordo com a área do conhecimento escolhida pelo estudante.

As mudanças aprovadas entrarão em vigor no Enem de 2024, e têm como objetivo a adequação do exame ao novo ensino médio, que apresenta substanciais mudanças, com a criação de uma nova base curricular comum (BNCC) pautada em habilidades e competências, além dos chamados itinerários formativos.
Com a mudança, tanto escolas particulares quanto escolas públicas terão de reservar cerca de  40% da carga horária para áreas de aprofundamento escolhidas pelos estudantes.

Anúncio

Como será o Novo Enem?

De acordo com o documento aprovado, o Novo Enem terá a seguinte organização:
1ª etapa: questões objetivas de formação geral (perguntas cobrando habilidades mais interpretativas que conteudistas, sem divisão por conteúdo) + redação.

2ª etapa: 
constituída por questões discursivas da área escolhida pelo candidato (Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens ou Matemática). Dessa forma, o estudante não precisará de responder a questões específicas de todos os conteúdos; apenas da área do conhecimento escolhida.

Ainda há diversas dúvidas sobre o Novo Enem, como, por exemplo: será aplicado em dois domingos?; como será a correção das provas discursivas?; banco de itens do Inep precisa de ser alimentado?;  como as universidades adotarão o Novo Enem?; dentre outras.  Aguardemos novas orientações do Inep/Mec.

Sair da versão mobile