Enem terá novo formato até 2020

Dicas Redação Enem

Dicas Redação Enem

Enem terá novo formato até 2020, conforme informações da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tornou-se a maior prova do Brasil; além de garantir o ingresso em vários programas do governo federal.

Anúncio

Tal formato a ser implementado será baseado no Novo Ensino Médio e sua flexibilização, mas para tal mudança ainda haverá muito estudo e discussão

Nenhuma alteração foi anunciada ainda pelo MEC, mas a secretária executiva adiantou que o objetivo é que a formação dos estudantes seja mais fluida e que as disciplinas sejam mais integradas.

Novo Enem

O novo Enem deverá ser discutido em um seminário que o MEC realizará ainda em fevereiro com entidades privadas e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além do Enem, o seminário debaterá a proposta de base nacional para o ensino médio.

Publicidade

Novo Ensino Médio

A reforma do ensino médio aumenta a carga horária escolar, com implantação de escolas em tempo integral; além de dividir o ensino médio em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cinco áreas específicas; o que permitirá que as escolas contratem professores sem diploma em licenciatura para dar aulas em disciplinas da parte técnica e profissionalizante, entre outras mudanças.

Mudanças do Ensino Médio

Conforme informações do MEC, o novo ensino médio será dividido em duas partes, cujos conteúdos serão ensinados paralelamente. A maior parte, 60% da carga horária, será formada pela BNCC. A carga horária restante (40%) será composta pelas áreas específicas:

Anúncio

– Linguagens e suas Tecnologias;
– Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Formação Técnica e Profissional.

A nova versão da BNCC será encaminhada para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) em março de 2018. Ela foi discutida durante um ano pelo Consed e a União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime).

Publicidade
Sair da versão mobile